Eleito o senador mais jovem do país neste pleito, Irajá atuará com foco em municípios

Aos 35 anos, idade mínima prevista pela Constituição para exercer o cargo, Irajá Abreu conquistou 214.355 votos válidos ao Senado

Com 35 anos, Irajá é o senador mais novo da história do país
Descrição: Com 35 anos, Irajá é o senador mais novo da história do país

Filho da senadora Kátia Abreu (PDT), o deputado federal Irajá Abreu (PSD) foi eleito ontem, 7, para ocupar a segunda vaga como senador pelo Tocantins, sendo o mais jovem eleito ao cargo neste pleito. Aos 35 anos, idade mínima prevista pela Constituição para ocupar a vaga de senador, Irajá conquistou na coligação de Márlon Reis (rede), “Frente Alternativa”, 214.355 votos válidos, sendo 16,82% do eleitorado.

 

Irajá enfrentou uma disputa acirrada pela cadeira, concorrendo com políticos de renome e importância expressiva no Estado, dentre candidatos que tentavam uma reeleição, como Ataídes Oliveira (PSDB) e Vicentinho Alves (PR).  Além de Irajá, Eduardo Gomes (SD) foi eleito com o maior número de votos: 248.358 – 19,48%.

 

O mais novo senador, que têm como suplente Wilson Souza, ex-prefeito do município de Novo Alegre, e Terciliano Gomes, vereador de Araguaína, legislará ao lado da mãe no Senado, que concorria à vice-presidência do Brasil na chapa de Ciro Gomes, e que usou suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 8, para parabenizar o filho pela vitória. “Senador mais jovem da história do Brasil: 35 anos. Meu filho, sua responsabilidade é muito grande com o nosso Tocantins e o Brasil. Eu confio em você. Te amo”, disse Kátia Abreu a Irajá em sua conta oficial no Twitter.

 

Ainda na campanha, Irajá havia comentado que faria uma gestão municipalista, se eleito. “Eu pretendo atingir uma marca importante. Eu tenho obras nos 106 municípios, tenho uma meta, de concluir os 139 municípios, ainda este ano, ainda nesse mandato. Eu quero agora, no final do ano, que é quando destinamos as emendas, nesse final do mandato, em novembro, contemplar mais 33 municípios, e assim terei uma marca importante, se eu ganhar a eleição, é uma marca que irei levar para o Senado Federal, de ser um parlamentar municipalista. Então, para mim, esse é meu objetivo central, estar sempre defendendo os municípios do Tocantins, que é onde as pessoas moram, estudam, onde as pessoas se educam. Eu acredito que é defendendo as cidades, que as pessoas podem lograr uma vida melhor”

 

Ao T1 Notícias, nesta segunda, o senador eleito agradeceu os votos recebidos e reafirmou seus compromissos. "Muito obrigado, Tocantins! Foram 214.355 votos de esperança. Estou muito orgulhoso de ter sido eleito o senador mais jovem da história do Brasil com 35 anos. O nosso trabalho agora será no Senado, representando a voz de todos e trabalhando por mais oportunidades para o nosso Tocantins. E isso é o só o começo!  Vou retribuir a confiança dos meus eleitores com muito trabalho, dedicação e responsabilidade.  O caminho agora é unir o nosso estado, os 139 prefeitos, os 24 deputados estaduais e 8 federais eleitos, o governador reeleito, para retomarmos o crescimento do Tocantins! Todos por um Tocantins melhor!", declarou em nota. 

 

 

Perfil

 

Nascido em 1983 e formado em Publicidade e Propaganda, Irajá Abreu já trabalhou como empresário e produtor rural. Foi eleito deputado federal em 2011. Durante o mandato se licenciou para assumir o cargo de secretário de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária no governo do Tocantins. Foi reeleito deputado federal em 2014 pelo PSD, mandato que exerce atualmente. Irajá votou contra o processo de Impeachment de Dilma Rousseff e em agosto de 2017 votou a favor do processo em que se pedia a abertura de investigação contra Michel Temer. Foi considerado por duas vezes consecutivas um dos parlamentares mais influentes no Congresso e em 2017 foi escolhido o melhor parlamentar na Qualidade Legislativa pelo Ranking dos Políticos.

Comentários (0)