Eleitor que não votou deve ficar atento aos prazos; TRE inicia prestação de contas

Eleitor tem 60 dias, após o primeiro e segundo turno, para apresentar as justificativas. Quem deixou de votar no 1º turno tem até o dia 3 de agosto e no 2º turno até o dia 23 de agosto

O eleitor tem 60 dias, após o primeiro e segundo turno, para justificar
Descrição: O eleitor tem 60 dias, após o primeiro e segundo turno, para justificar Crédito: ASCOM

O eleitor que ainda não apresentou justificativa de votação no primeiro e/ou segundo turno, precisa se dirigir ao cartório da zona eleitoral mais próximo para preencher o formulário e apresentar os documentos comprobatórios da ausência no pleito.

 

O juiz eleitoral Luís Otávio de Queiroz, explicou os prazos para se regularizar. “O eleitor tem 60 dias, após o primeiro e segundo turno, para apresentar as justificativas. Caso não apresente ficará sujeito ao pagamento de multa e ainda pode não votar nas Eleições de outubro, caso tenha três turnos sem votar, aí o Título é cancelado. Se ele não comparecer e não pagar as multas ficará com pendências com a Justiça Eleitoral e poderá não ingressar em faculdades, contrair empréstimos e ainda não tomar posse em concurso público”, alertou.

 

Prazos

 

Quem deixou de votar no primeiro turno tem até o dia 3 de agosto para se regularizar. Para quem deixou de votar no 2º turno o prazo segue até o dia 23 de agosto (conforme previsto na Resolução Nº 405, de 19 de abril de 2018). O eleitor que estiver fora do Estado poderá justificar em qualquer cartório eleitoral do país. Quem faltou ao primeiro e segundo turno deve justificar as duas votações separadamente-

 

As prestações de contas do primeiro turno das eleições suplementares, realizadas no dia 3 de junho de 2018, entraram em pauta na sessão matutina desta quarta-feira (27/6). As contas do Democratas foram aprovadas sem ressalvas, bem como as do Partido Social Democrático (PSD).

 

Prestação de Contas 1º e 2º turno

 

Os candidatos que disputaram apenas o primeiro turno e os partidos políticos a eles vinculados tiveram até o dia 6 de junho para prestar contas a Justiça Eleitoral. Do total de prestações de contas esperadas, apenas dois partidos políticos não apresentaram os documentos.

 

Do segundo turno, realizado no dia 24 de junho, são esperadas as prestações de contas dos dois candidatos que concorreram e de 10 partidos políticos que participaram da disputa. Os interessados têm até às 19 horas desta quarta-feira (27/6) para entregar os documentos à Justiça Eleitoral. A  decisão que vai julgar as contas dos candidatos eleitos no segundo turno deverá ser publicada até o dia 6 de julho.

 

 

Comentários (0)