Em audiência pública, Mantoan cobra explicações para alta tarifa da conta de água

Parlamentar ressaltou que mesmo sem subsídio da BRK, Palmas avançou na universalização e é destaque nacional no ranking do saneamento.

Crédito: Mirdad

O deputado Eduardo Mantoan (PSDB) participou nesta quinta-feira, 23, da audiência pública sobre a regulação e a regulamentação das tarifas e dos serviços prestados pela BRK Ambiental. Com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, a audiência realizada na Assembleia Legislativa discutiu principalmente a questão tarifária cobrada pela concessionária, que atende 46 municípios tocantinenses.

 

O deputado Mantoan focou na importância de apontar soluções eficazes para que a população tenha garantido o direito de acesso ao serviço essencial que atenda todos os padrões de qualidade, sem que para isso tenha o orçamento familiar comprometido. “As 46 cidades abastecidas pela BRK contam com 77% da população do Estado, incluindo Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso, entre outras. Ou seja, onde tem mais gente, com as cidades maiores e grande potencial de lucro, a empresa está presente. Ao passo que a concessionária faz essas cidades do Tocantins terem a água mais cara da região norte do país com o valor do metro cúbico superior a R$8, mais do que o dobro da grande maioria das fornecedoras da região. Isso não está certo!”, ressaltou o parlamentar.

 

Mantoan também destacou o trabalho realizado pela Prefeitura de Palmas na área do saneamento. “Vale destacar que apesar de a capital representar a maior receita da BRK, há quatro anos Palmas não tem subsídio e nem compensação da concessionária. E mesmo sem essa contrapartida, a capital avançou na universalização e se destaca no cenário nacional nos serviços de saneamento básico disponibilizados, ficando em 3º lugar no ranking das capitais brasileiras. Está claro que a prefeitura tem feito a sua parte. Precisamos que os demais agentes também façam”, cobrou o deputado.

Comentários (0)