Em cerimônia rápida no TRE, Carlesse e Wanderlei são diplomados ao governo do Estado

Eleitos nas suplementares, Carlesse e Wanderlei Barbosa são diplomados no TRE-TO para assumirem o governo do Estado nesses 6 meses de mandato tampão

A solenidade de diplomação foi presidida por Marco Villas Boas
Descrição: A solenidade de diplomação foi presidida por Marco Villas Boas Crédito: Divulgação/Twitter

O governador eleito no segundo turno do pleito suplementar, em julho, Mauro Carlesse (PHS) e seu vice, Wanderlei Barbosa (PHS), foram diplomados nesta segunda-feira, 9, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, por meio do presidente e desembargador Marco Villas Boas, na sede do órgão. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos, com a entrega do diploma devidamente assinado. Com a diplomação, os eleitos se habilitam a exercer o mandato que postularam, mesmo que haja recurso pendente de julgamento, pelo qual se impugna exatamente a diplomação.

 

A solenidade foi breve e serviu para consagrar os respectivos governantes para o mandato tampão que segue até dezembro. "Terminamos aqui uma etapa circunstancial da democracia, que é o processo de escolha dos governantes, etapa entregue à coordenação da Justiça Eleitoral", disse o presidente do TRE-TO. Villas Boas, durante a sessão, destacou ainda o grau de excelência e comprometimento da Corte, dos juízes eleitorais de cada zona e dos servidores da Justiça Eleitoral durante o processo conturbado e de última hora, com várias adversidades encontradas em razão da crise econômica e institucional do país, citando até a greve dos caminhoneiros, que colocou em risco o processo eleitoral.

 

Se dirigindo a Carlesse, o desembargador disse ter expectativas de que as crises institucionais que abalaram o Estado possam "ter um alento nesses seis meses. Para que possamos restaurar e planejar o caminho desse Estado. São com essas palavras de esperança em um horizonte muito curto, 6 meses são um tempo muito exíguo, mas é possível fazer, todos nós colocamos esperanças em que vossa excelência, investido em posição de governador, possa tomar as medidas necessárias”.

 

O magistrado finalizou lembrando que "não há lugar para amadores ou arroubos políticos e politicagem". Villas Boas também ressaltou que "o Judiciário não é inimigos dos políticos". Carlesse não fez discursso durante a cerimônia de diplomação e apenas comentou o momento em sua conta no Twitter. "Dedico esta diplomação a todos os tocantinenses! Obrigado!".

 

As autoridades presentes seguiram, após o encerramento da sessão, para a Assembleia Legislativa do Tocantins, onde o governador e seu vice tomam posse dos cargos.

 

Comentários (0)