Enquete publicada no site votossenadores.com.br sobre como votariam os Senadores da República em uma possível votação sobre o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, mostra um placar desfavorável ao ministro. Até o final da manhã desta quarta-feira, 6, o resultado mostra 39 votos favoráveis, 23 indefinidos e 19 contrários. Dos senadores favoráveis, dois são do Tocantins, o vice-presidente do Senado, Eduardo Gomes (PL) e a senadora Professora Dorinha (UB). Apenas Irajá Abreu (PSD) vota contra.
A atual enquete no site é resultado do acirramento das pressões de oposicionistas de direta e extrema direita, que se posicionam contrários ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que responde junto com outras dezenas de réus pela tentativa de golpe, que culminou com os atos do 8 de janeiro de 2023. necessário que 54 senadores aprovem o pedido para que a destituição ocorra, número que representa dois terços do plenário do Senado.
A pressão política se intensificou após Moraes ter sido alvo de sanções pelos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky, que o impede de realizar transações com instituições financeiras norte-americanas.
Comentários (0)