Em entrevista, Janad diz que se for eleita, criará Secretaria do Bem-Estar Animal

Candidata apresentou ainda propostas voltadas à cultura, inclusão, diversidade e segurança

Crédito: Fernando Lucas Royal

Em uma entrevista concedida pela candidata à Prefeitura de Palmas, Janad Valcari, nesta quarta-feira, 23, foi anunciado que sua gestão criará a Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal, para implementar, gerenciar e executar ações voltadas à efetivação das políticas públicas da área. Na ocasião, a deputada comunicou também que o ex-presidente, Jair Bolsonaro, irá acompanhá-la no debate da TV Anhaguera, marcado para esta sexta-feira, 25. 

 

Sobre a nova secretaria, Janad contou conheceu o trabalho feito pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, do Rio de Janeiro (RJ), que desenvolve, entre outros projetos, um programa de Educação Animal que visa conscientizar as crianças e os adolescentes quanto à importância de respeitar os animais. “Além disso”, explicou ela, “cuidar dos animais é questão de saúde pública. Se deu certo lá [no Rio], porque não dará aqui?”.

 

Cultura

Na área da Cultura, a candidata afirmou que sua gestão dará oportunidades aos artistas locais e regionais, que atualmente, segundo ela, levam meses para receber do município por apresentações artísticas. Ela lembrou que muitos profissionais da área tiveram que vender seus equipamentos e instrumentos de trabalho durante a pandemia, e ainda não conseguiram se reerguer. A liberal garantiu também que apoiará o Arraiá da Capital e os quadrilheiros locais.

 

Inclusão/diversidade

Questionada sobre seus projetos para a inclusão social de mulheres, negros e outros públicos vulneráveis, Janad disse que fará uma gestão para todos. “Sendo eleita, serei a prefeita de todos. Vou utilizar os recursos da prefeitura para incluir as pessoas:  mulheres negras e pobres terão prioridade nas vagas de creches, cursos profissionalizantes, linhas de crédito no Banco do Povo; as mães solos e mães atípicas terão prioridade em programas habitacionais; mulheres vítimas de violência terão aluguel social”, afirmou.

 

Segurança

Janad pontuou também à questão da Segurança Pública. Se eleita, convocará agentes da Guarda Metropolitana aprovados em curso público e a realizar novos concursos, a cada dois anos. Vai também construir três novas bases para eles e compartilhar as imagens das câmeras de vigilância do município com a Polícia Militar.

 

Casa do Autista

A candidata lembrou que seu Plano de Governo prevê a construção da Casa do Autista, como existe em Balneário Camboriú (SC), com um jardim sensorial e profissionais especializados, que fará de Palmas referência no atendimento a autistas e portadores de deficiência e síndromes, bem como apoio aos seus familiares.

 

Assista a íntegra da entrevista aqui

Comentários (0)