Com a participação do ex-deputado estadual do Estado do Goiás e dirigente nacional, Fábio Tokarskii, o Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Tocantins, realizou no sábado, 28, a etapa Estadual de seu 14° Congresso Nacional, que teve o tema “Em defesa da nação, da democracia, do desenvolvimento e dos direitos sociais”. Reunindo mais de mil filiados e militantes, a sigla elegeu ainda nova direção. Além de eleger a nova direção, o Partido deliberou pela construção de uma chapa própria para a eleição de deputados estaduais, pela unidade em torno de um candidato único do Partido a deputado federal e que apresentará nomes para compor as vagas majoritárias.
Para o professor Danilo de Melo, eleito membro do Comitê Estadual, os militantes do PCdoB possuem três grandes desafios: “o de fazer crescer o Partido, o de criar amplos movimentos e o de defender a democracia, consolidando o Partido como um instrumento de luta do povo”. Por outro lado, Claudean Pereira Lima, dirigente Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB) e presidente do Sindicato da Enfermagem no Tocantins (SEET), o momento é de ampliar as mobilizações para enfrentar o retrocesso promovido por Temer aos direitos dos trabalhadores.
Carlos Elias Benevides, quadro histórico da juventude, ressaltou a importância do debate sobre a tese do Partido que avalia a questão internacional, os erros e acertos do período Lula/Dilma, o governo de Temer e o fortalecimento do Partido na resistência e na construção de saídas para o Brasil. Já o presidente da União da Juventude Socialista, José Teixeira Castilho Filho, chamou a atenção da militância para as pautas relacionadas à juventude que tramitam no Congresso Nacional, como a redução da maioridade penal.
Por parte do movimento comunitário, Maria Aparecida Roseno Lira Martins, a Cida do COMAM, também dirigente do Conselho Nacional de Associações de Moradores (CONAM), pontuou que o momento é lutar pela moradia e impedir os retrocessos nos programas habitacionais.
Reconduzido para a presidência do Partido no Tocantins, o médico e secretário de Saúde de Palmas, Nésio Fernandes entende que o PCdoB deverá somar esforços na construção de uma frente ampla capaz de construir um novo rumo para o Estado, destacando o papel estratégico que terá em 2018.
Novos membros do Comitê Estadual do PCdoB no Tocantins
Alailson Aguiar Ribeiro
Amanda Ferreira Teixeira
Ana Lucia De Medeiros
Ariana Coelho De Oliveira Dias
Carlos Elias Benevides De Oliveira
Cassius Clay Assunção Fonseca
Christina Rosa De Aguiar
Claudean Pereira Lima
Danilo De Melo Souza
Denilde Vargas Milhomem Silva
Dirceu Ferraz De Oliveira Junior
Dorineide Dos Santos Rodrguiges Assunção
Edy Cesar Dos Passos Júnior
Egildo Da Silva Vasconcelos
Eliene Ferreira Da Silva
Emival Dalat Filho
Evany Rocha Nunes
Fábio Renato De Souza Diehl
Fellipe Matheus Guimarães Mota
Fernanda Pereira Arantes Martins
Francisco De Assis Pereira Do Nascimento
Francisco Viana Cruz
Germana Pires Coriolano
Gilcifran Andrade Miranda
Hildeclécio Venicius De Souza Pinto
Igor Costa Pereira
Debora Cirqueira Vieira Okabaiashi
Jeremias Campelo Da Silva
Jhoannyo Campos De Carvalho Souza
José Leonis De Souza
José Teixeira Castilho Filho
Juacir De Sousa Ribeiro
Maria Aparecida Roseno Lira Martins
Lorrayne Caroline Martins
Osvaldo Soares Neto
Maria Auxiliadora Pinheiro Silva Francisco
Maria De Jesus Gomes De Andrade
Maria Luiza Gomes Da Silva
Mariane Pereira Teixeira
Marina Andressa De Sousa
Moizaniel De Sousa Silva
Nahete De Alcantra Silva Tamba
Nesio Fernandes Medeiros Junior
Olga Jocenara Carneiro
Patrick Das Neves Sousa
Sarah Régina Lima Da Silva Modesto
Silas Carvalho De Sousa
Tiago Dias Cardoso
Ulisses Nogueira Vasconcelos
Victor Watanabe Coutinho
Waldson Pereira Salazar
Comentários (0)