Em evento da Fecomércio, prefeituráveis de Palmas apresentam propostas para o setor

Encontro permitiu aos candidatos apresentarem suas visões e propostas para o futuro do comércio e turismo de Palmas e reforçou a necessidade de ações concretas para contribuição para a economia local

Crédito: Gilson Santos

Os candidatos concorrentes à Prefeitura de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Janad Valcari (PL), Lúcia Viana (Psol) e Professor Júnior Geo (PSDB,  participaram na manhã desta quarta-feira, 18, do encontro promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio) e entidades parceiras (Faciet, Adat, Atos e Ajee). 

 

Os prefeituráveis tiveram 12 minutos para apresentar suas propostas para o fortalecimento do comércio e turismo na Capital e responder às questões apresentadas por representantes das entidades. 

 

Na oportunidade, o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, destacou os principais desafios enfrentados pelos empresários da cidade e ressaltou a necessidade de estímulos para o setor comercial e turístico. 

 

Lúcia Viana

Por ordem de sorteio, a primeira candidata a apresentar suas propostas foi a do Psol, Lúcia Viana. Ela destacou o papel do comércio no desenvolvimento econômico da cidade. Sugeriu também a criação de um grupo de trabalho com empresários para diagnosticar e solucionar os problemas do setor. Entre suas propostas estão a criação de linhas de crédito, redução de impostos para novos negócios e subsídios para fortalecer as empresas.

 

Janad Valcari

Segunda a falar, a candidata Janad Valcari (PL) destacou a importância de melhorar o diálogo entre o setor empresarial e a gestão pública. Entre suas propostas estão a nomeação de um gestor para a Secretaria de Desenvolvimento, escolhido por funcionários de carreira; a criação de centros de qualificação profissional nos bairros e atenção especial aos distritos industriais para fomentar a criação de novas indústrias.

 

Júnior Geo

Terceiro na ordem de sorteio, o candidato professor Júnior Geo (PSDB), por sua vez, criticou a falta de políticas públicas externas ao setor empresarial e defendeu a ampliação das funções da “Casa do Empreendedor”. Ele sugeriu a criação de uma autarquia vinculada ao Banco Central para facilitar o acesso ao crédito, com limites de até R$ 200 mil e juros reduzidos. No turismo, Geo propôs a retomada do Festival de Inverno de Taquaruçu e melhorias na infraestrutura das praias de Palmas.

 

 

Eduardo Siqueira Campos

Último candidato a apresentar suas propostas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) defendeu o aumento do orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destinando 1,5% do orçamento municipal, cerca de R$ 36 milhões, ao setor. Ele explicou que, parte desse valor, seria destinada ao Banco do Empreendedor e ao Fundo de Desenvolvimento (Fidep). Ele também projetou a criação de uma Secretaria de Zeladoria e Licenciamento para agilizar a abertura de novos negócios, além de melhorias na infraestrutura turística, como a construção de um calçadão na Praia da Graciosa.

 

Análise

Na análise da Fecomércio, encontro permitiu aos candidatos apresentarem suas visões e propostas para o futuro do comércio e turismo de Palmas e reforçou a necessidade de ações concretas para contribuição para a economia local.
 

Comentários (0)