Em nota, PCdoB repudia invasão de Gutierres no gabinete de Luana na Assembleia

Confusão explanada pela deputada Luana Ribeiro ocorreu nesta quarta-feira, 18, na Casa de Leis.

Crédito: Dicom Assembleia Legislativa

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), por meio de sua diretoria de mulheres, divulgou nota para repudiar a invasão do deputado eleito Gutierres Torquatto (PDT) nesta quarta-feira, 18, ao gabinete da deputada estadual Luana Ribeiro, que cumpre mandato na Casa até dia 31 de janeiro. A posse de Gutierres está marcada para o dia 1º de fevereiro.

 

"Mesmo sem estar empossado, o futuro parlamentar adentrou, sem autorização junto a sua equipe, ao gabinete da deputada, que está em exercício de mandato até o dia 31 de janeiro. Solidarizamo-nos com a deputada Luana Ribeiro pela tentativa de cerceamento da sua atividade parlamentar, atitude esta que reflete a propagação do machismo e desrespeito ao seu mandato", destaca um trecho da nota.

 

O documento é assinado pela vice-presidente estadual do PCdoB, professora Germana Pires, pela secretária estadual de mulheres do PCdoB e União Brasileira de Mulheres (UBM-TO), Thalia Batista, pela secretária estadual de Movimentos Sociais e diretora de nacional do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Judite da Tocha, pelo presidente estadual do PCdoB, Carlos Elias Benevides, e por Marco Antônio Campanella, membro do comitê central do PCdoB.

 

Entenda

 

A deputada estadual Luana Ribeiro afirmou que sua equipe estava trabalhando em seu gabinete na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 18, quando Gutierres chegou com apoiadores, pedindo para que os funcionários da deputada se retirassem. "O deputado eleito trancou-se com seus apoiadores no gabinete e não o desocupou até a chegada e intervenção da deputada Luana, que educadamente pediu que ele desocupasse o espaço, respeitasse o trabalho da sua equipe e a finalização do seu mandato. Fotos e objetos foram alocados em móveis de patrimônio particular da parlamentar", afirma a parlamentar.

 

O que diz Gutierres

 

Em nota encaminhada pela assessoria, Gutierres Torquato disse que em outubro de 2022 foi encaminhado um ofício à diretoria da AL solicitando o uso do gabinete da deputada. "A solicitação seguiu todos os trâmites legais orientados pela Casa de Leis tocantinense e foi informado que o pedido havia sido deferido. Na manhã desta quarta-feira, 18, foi comunicado ao Deputado que os pertences pessoais da mesma já haviam sido retirados e que o deputado Gutierres Torquato poderia iniciar o processo de organização do gabinete, como já tem sido feito por outros deputados da casa".

Comentários (0)