Em sessão solene, Aleto homenageia tocantinenses com entrega do Diploma Mulher-Cidadã

O Diploma Mulher-Cidadã foi criado para horar as mulheres que contribuíram e contribuem para o crescimento e o desenvolvimento do Tocantins.

Crédito: Isis Oliveira

A  Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizou uma sessão solene nesta quinta-feira, 9, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade, que foi conduzida pelas deputadas Professora Janad Valcari (PL), Claudia Lelis (PV) e Vanda Monteiro (UB), homenageou cinco tocantinenses com a entrega do Diploma Mulher-Cidadã.

 

O Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva foi criado pela Resolução nº 30, de 20 de dezembro de 2011, para honrar as mulheres que contribuíram e contribuem para o crescimento e o desenvolvimento do Tocantins.

 

Na ocasião, foram homenageadas: a artesã e trabalhadora rural, Raimunda Nonata Nunes Rodrigues, indicada pelo deputado Amélio Cayres (Republicanos); empresária Vanilda Rodrigues, indicada pela deputada Professora Janad Valcari; senadora Professora Dorinha, indicada pela deputada Vanda Monteiro; presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Etelvina Maria Sampaio, indicada pela deputada Claudia Lelis; coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, Flávia Roberta Pereira, também indicada pela deputada Claudia Lelis.

 

Eu seu discurso, a artesã Raimunda Nonata destacou a felicidade em representar as quebradeiras de coco e as trabalhadoras rurais. “É um avanço que nós tivemos, nós como mulheres. É uma pena que ainda somos discriminadas na nossa sociedade, mas nós estamos lutando para acabar com isso”, declarou.

 

Na oportunidade, o vice-governador Laurez Moreira parabenizou todas as mulheres homenageadas pelas suas conquistas. “Para mim é uma data muito importante, eu sei da importância da mulher tocantinense na nossa história. Nós temos consciência de que precisamos avançar muito, mas nós também temos a convicção de que a mulher tocantinense, com a sua determinação, conquistou muitos espaços”, pontuou.

 

Semana da Mulher

 

Na abertura da sessão, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, defendeu a criação da Semana da Mulher na Casa de Leis. “Para que durante essa semana, nós possamos promover mais atividades. Eu acho muito pouco um dia só para fazermos essa homenagem. Vamos propor isso”, declarou.

 

Cinthia defende PEC que garante licença-maternidade

 

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi uma das autoridades presentes na sessão solene. Na ocasião, a gestora defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada nesta quarta-feira, 8, na Assembleia, que prevê licença-maternidade para deputadas, governadora e prefeitas.

 

“Nós, mulheres, enfrentamos tantas adversidades todos os dias. Por isso, é necessário que não apenas hoje, mas sempre sejam debatidas políticas públicas em prol da mulher”, destacou.

Comentários (0)