Reeleito para governar o Tocantins pelos próximos quatro anos, com 58,14% dos votos válidos, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), juntamente com o vice-governador eleito, Laurez Moreira (PDT), foram empossados neste domingo, 1º de janeiro, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto). A cerimônia reuniu prefeitos de todo o Estado, vereadores e lideranças políticas, além de convidados do governador. Veja a sessão completa.
Em seu discurso, Wanderlei destacou que vai continuar fazendo uma gestão de maneira compartilhada. "Compartilhando ideias, eu converso com a minha equipe. A última palavra é minha, mas a gente conversa, a gente dialoga. Eu trabalhei para conquistar essa vitória, junto com a equipe que nós formamos", pontuou.
Na ocasião, Wanderlei também falou sobre o relacionamento do Estado com a nova Presidência da República. Barbosa ressaltou que vai manter a boa convivência com o candidato escolhido pela maioria dos brasileiros. "Eu não quero e eu não vou prejudicar o Estado e os tocantinenses por falta de boa convivência. Eu vou continuar batendo na porta de todos, buscandos os recursos e benefícios para a população, da mesma forma com a bancada federal", pontuou o governador, complementando que a parceria com o Governo Federal é importante, de maneira que possa melhorar o Tocantins e a qualidade de vida.
Emocionado, Barbosa também reforçou que vai fazer um governo cada vez mais próximo das pessoas. "Eu quero dizer a todos que eu farei o meu governo de maneira simples, indo aos municípios, indo aos lugares e ao encontro das pessoas, não sendo um governador de dentro de gabinete. Eu vou fazer um governo onde as pessoas tenham proximidade do meu gabinete e do meu mandato. Não farei uma gestão onde as pessoas não vão me enxergar, vou fazer uma gestão voltada para o interesse dos menores, eu quero que os meus programas sociais atinjam e alcancem as pessoas", concluiu.
Pronunciamento no Palácio Araguaia
Dando continuidade à cerimônia de posse, o governador Wanderlei Barbosa e o vice-governador Laurez Moreira caminharam até a ala norte do Palácio Araguaia, onde o pastor da Primeira Igreja Batista de Taquaruçu, Michelangelo Lima, e o arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães, realizaram atos ecumênicos.
Na Praça dos Girassóis, o vice-governador Laurez Moreira reforçou o potencial do Tocantins e afirmou que vai contribuir com a gestão de forma ativa para melhorar, cada vez mais, o bem estar social da população. “Eu sei da responsabilidade que é ser um vice-governador, ainda mais ao lado do nosso Wanderlei Barbosa. Garanto que ele e o Estado terão um vice-governador que dará tranquilidade e serviço, pois minha experiência me ensinou e estarei aqui para ajudar. Nós dois nascemos aqui no Estado e vamos fazer uma administração não só para o Tocantins, mas também para o Brasil, haja vista o potencial que temos”, conferiu Laurez.
Novamente discursando, o governador Wanderlei Barbosa finalizou seu enunciado para a população garantindo o trabalho coletivo com equipe de Governo, prefeitos de todos os municípios e demais frentes políticas, para que juntos entreguem um trabalho de excelência. “Meu vice será de extrema importância para a nossa gestão. Quero dizer ao povo do meu Estado da certeza de uma coisa, que vamos trabalhar diariamente para corresponder essa confiança. Vou conversar com todos os setores e com os prefeitos. Peço sempre para meus secretários atendam bem a todos e todas, com educação e cuidado, pois somos remunerados para atendê-los. Estamos à disposição e essa é nossa obrigação”, finalizou o governador.
Participação da Assembleia na construção da gestão estadual
Representando todos os blocos e bancadas partidárias que compõem a Assembleia, o líder do governo, deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB), destacou a história de trabalho e luta dos empossados, além da relação da Assembleia na construção do governo. "A nossa felicidade é muito grande de dar posse ao governador Wanderlei e ao vice Laurez Moreira, dois cidadãos que têm uma história muito bonita. Eu quero dizer que na construção da gestão do governador Wanderlei Barbosa, houve uma participação muito importante da Assembleia Legislativa, que sempre procurou debater, muitas vezes com divergências, mas que convergia no momento certo para que resultados de políticas públicas pudessem chegar ao alcance de toda a população do Tocantins. Quero deixar registrado esse reconhecimento e dizer que, aos deputados e deputados eleitos, nós temos uma responsabilidade muito grande com o Estado, de estar atentos e vigilantes. Finalizo as minhas palavras desejando sucesso", declarou Ivory.
Ações em 2022
Durante o seu discurso, Wanderlei Barbosa também apresentou alguns indicadores das ações desenvolvidas pela sua gestão durante o ano. "Pela saúde, aquisição de 10 mil equipamentos hospitalares, aumento em quase 105% no número de leitos de UTIs, aumento no número de transplantes de córneas em mais de 200%, realização de mais de 12 mil cirurgias eletivas. Zeramos a fila das cirurgias cardíacas pediátricas, estamos com atendimento ampliado e o credenciamento para zerar a fila das cirurgias cardíacas abertas e já estamos determinamos, no próximo ano, a criação de uma superintendência exclusiva para atendimento de questões relacionadas a saúde das pessoas com deficiência. Essas políticas nós queremos continuar promovendo e ampliando", destacou Wanderlei, que também falou sobre os investimentos na Infraestrutura, o fortalecimento da economia dos municípios, a federalização da TO-020 e TO-050, entre outras ações.
Mesa de honra
Além deputado Antonio Andrade (Republicanos), que presidiu a sessão, também fizeram parte da mesa de honra a prefeita de Palmas, Cíntia Ribeiro; o presidente do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Napoleão Sobrinho; o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ/TO), desembargador João Rigo Guimarães; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casarote; o presidente da OAB/Tocantins, Gedeon Pitaluga; o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães; o ex-governador do Tocantins, Raimundo Boi; o senador Eduardo Gomes (PL) e os deputados federais Carlos Gaguim (UB), Eli Borges (PL), Vicentinho Júnior (Progressistas) e Dorinha Seabra (UB), senadora eleita.
Comentários (0)