Especialista diz que 20 maiores colégios sofrerão influência das redes sociais

Professor na Faculdade Católica em marketing eleitoral e político diz que assessores devem ficar atentos a influência da internet em 2014. Influência das redes sociais na campanha é discutida...

Especialista chama atenção para as redes sociais
Descrição: Especialista chama atenção para as redes sociais Crédito: Ascom

“Uma frase racista nas redes sociais pode matar uma campanha”, exemplificou o professor Galileu Guarengui, especialista em Marketing Político e Eleitoral, ao falar sobre a influência da internet nas campanhas eleitorais em 2014 nos 20 maiores colégios do Tocantins.

Ele pontuou que existem três questões importantes a serem trabalhadas nas campanhas eleitorais pela internet. “Uma é a questão legal [o que pode e o que não pode], o marco regulatório do início da campanha e a liberdade nas redes sociais”. Esta última é, segundo o professor, o ambiente de maior risco por ser o mais livre entre todos os espaços para a comunicação.

“O ambiente das redes sociais é o território mais livre onde não só o candidato, mas todos os que o apoiam, vão fazer campanha. Essa liberdade é um fato e hoje os políticos estão contratando empresas para acompanhar a opinião pública pelo que acontece nas redes sociais”, disse.

A internet é o meio mais abrangente de informação em tempo real e por isso o modo de fazer política na época de campanha eleitoral também deve ter cuidados especiais, como em qualquer outro meio em que veicula informação, como explica Galileu Guarengui.

O professor lembrou que tal influência, das redes sociais na campanha política, pode vir para o bem ou para mal. “Pessoas podem falar bem do seu candidato, assim como falar mal do outro. Mas a partir do momento em que se contrata uma empresa para fazer campanha nas redes sociais, se tira a espontaneidade. Os assessores eleitorais devem estar ligados a essas questões”, disse ao pontuar que os princípios de como trabalhar na área da internet são basicamente os mesmos de como trabalhar em qualquer outra área da campanha eleitoral.

“Medir o que a opinião pública está falando, ter clareza na mensagem, objetividade, linguagem acessível e ficar atento se a manifestação for de assessoria ou de simpatizantes, que tem a liberdade maior, ou se é do próprio candidato. Ele [o candidato] deve ser bem assessorado tanto na comunicação quando juridicamente”, disse ao explicar que toda postagem do próprio candidato numa rede social tem peso muito maior sobre sua campanha do que um post de um simpatizante ou assessor.

No Tocantins, de acordo com Galileu Guarengui, já existem empresas que trabalham especificamente na área de marketing eleitoral na internet, “tamanha é a preocupação que se deve ter com o assunto”.

 

Maiores colégios eleitorais

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os 20 maiores Colégios Eleitorais do Tocantins são Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Colinas do Tocantins, Araguatins, Guaraí, Tocantinópolis, Miracema do Tocantins, Formoso do Araguaia, Dianópolis, Augustinópolis, Taguatinga, Miranorte, Arraias, Xambioá, Goiatins, Paranã, Pedro Afonso.

A empresa OI confirmou que há internet banda larga disponível para todas as cidades com maior número de eleitores, citadas acima. 

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