Ex-deputado estadual Luiz Tolentino morre aos 81 anos; parlamentares lamentam

Luiz Tolentino foi eleito deputado estadual nas três primeiras legislaturas do Tocantins

Ele estava internado em Goiânia, após passar por uma cirurgia
Descrição: Ele estava internado em Goiânia, após passar por uma cirurgia Crédito: Koró Rocha

Morreu nesta segunda-feira, 08, o ex-deputado estadual Luiz Tolentino, aos 81 anos. Ele estava internado em Goiânia, após passar por uma cirurgia.

 

Luiz Tolentino cresceu em Araguatins, norte do Tocantins. Foi eleito deputado estadual nas três primeiras legislaturas do Estado. Na primeira, atuou como relator do Regimento Interno da Constituição.


Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual, em 1991.

 

O velório será realizado na sede da Assembleia Legislativa do Tocantins, em horário a ser definido.

 

Perfil

 

Tabelião nascido em Jacundá (PA), Luiz Tolentino foi criado em Araguatins, norte do Tocantins. Começou a envolver-se na vida política enquanto secretário da Prefeitura daquela cidade, ofício que exerceu por dez anos. Foi vereador em 1969 e disputou vaga para deputado estadual em 1988, elegendo-se com expressivo número de votos. Trabalhou como relator do Regimento Interno da Constituição e também foi relator adjunto, fazendo parte da Comissão de Sistematização e percorrendo vários municípios do Estado. Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual, em 1991. Como presidente, buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes, construiu anexos, instalou o sistema de ar-condicionado e iniciou o processo de capacitação dos funcionários. Foram destinados, em sua gestão, os recursos no orçamento da Casa para a construção da sede definitiva, dando início às obras no ano seguinte. Ficou como suplente no pleito de 1994. Conquistou a vaga de segundo suplente do senador Leomar Quintanilha nas eleições de 2006. 

 

Notas de Pesar 

 

Nota de Pesar - Governador em exercício, Wanderlei Barbosa

 

Com muito pesar recebi a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Luiz Tolentino, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 8.

Luiz Tolentino cresceu em Araguatins onde foi vereador, além de professor de Matemática, de Educação Física, e tabelião. Eleito deputado Estadual nas três primeiras legislaturas do Tocantins; na primeira, atuou como relator do Regimento Interno da Constituição.

Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato como deputado estadual em 1991, quando buscou sanar a falta de infraestrutura da Casa, melhorou gabinetes, construiu anexo e iniciou o processo de capacitação dos servidores. Luís Tolentino deixa um legado de homem público comprometido com o crescimento e o desenvolvimento de Araguatins e todo o Estado do Tocantins.

Neste momento de despedida, clamo a Deus que envie o consolo aos corações dos familiares e dos amigos. A todos, os meus sinceros sentimentos.

 

Nota de Pesar - Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto)

 

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, e demais parlamentares lamentam a morte do ex-deputado e ex-presidente da Casa, Luiz Tolentino, ocorrida nesta segunda-feira, dia 8, aos 81 anos. Ele estava internado em Goiânia, após passar por uma cirurgia.

 

O velório será realizado na sede da Assembleia Legislativa do Tocantins, em horário a ser definido.

 

Tolentino foi um dos mais atuantes deputados do Estado, cujo imenso legado de solidariedade e atuação parlamentar marcou o desenvolvimento do Estado do Tocantins. 

 

Aos familiares e amigos, os mais sinceros sentimentos.

 

Nota de Pesar - Deputado federal Vicentinho Júnior 

 

Lamento profundamente o falecimento do ex-deputado estadual, Luiz Tolentino. Amigo de nossa família, seu Luiz fez um brilhante trabalho na Assembleia Legislativa do Tocantins. Com sua trajetória de serviços prestados à população tocantinense, nos deixa um legado de trabalho e zelo com a coisa pública. 


Neste momento de muita reflexão, em nome do amigo Roger Tolentino, solidarizo-me com toda a família e os amigos que sofrem está irreparável perda. Em oração, pedimos ao Pai Celestial que lhe dê o merecido descanso.

 

Meu fraterno abraço,

 

Nota de Pesar - Deputado estadual Jair Farias 

 

Meus sinceros sentimentos à família e amigos do ex-deputado estadual Luiz Tolentino, que faleceu na manhã desta segunda-feira, dia 8, em Goiânia, aos 81 anos, após passar uma cirurgia.

 

Professor de Matemática e Tabelião do Cartório de Araguatins, no Bico do Papagaio, Luiz Tolentino, foi vereador do município e exerceu dois mandatos como deputado estadual, chegando a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato em 1991.

 

Sua gestão foi marcada por grandes conquistas como a elaboração do Regimento Interno da Casa, construção da sede definitiva e capacitação dos servidores. Seu legado de trabalho e dedicação é reconhecido por todos que conhecem sua trajetória política.

 

Neste momento de luto, rogo a Deus que conceda consolo aos que sofrem com essa irreparável perda.

 

Nota de Pesar - Deputado estadual Vilmar 

 

Minha solidariedade à família do ex-deputado Luiz Tolentino, 81 anos, que faleceu nesta manhã, 08, em Goiânia, após não reagir como esperado a um procedimento cirúrgico.

 

Araguatinense de coração, e tocantinense com grande serviço prestado ao nosso estado, Tolentino deixa sua história de trabalho e de muitas amizades por onde passou, seja como professor, como vereador em Araguatins, como deputado estadual e presidente da Assembleia. Tolentino marca a história desta Casa e dos servidores. Participou de momentos históricos e importantes como a elaboração do Regimento Interno, processo de obras e capacitação dos servidores, muitos deles, inclusive tiveram aulas com Tolentino, incentivados a estudar para o primeiro concurso da Casa.

 

Rogamos a Deus que traga o consolo que somente Ele pode dar, neste momento.

 

Nota de Pesar - Deputado estadual Jorge Frederico 

 

Recebi com tristeza a notícia sobre a morte do ex Deputado Estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Tolentino, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8.

Tolentino era um tocantinense arrojado no trabalho político, e escreveu na história, momentos importantes para o Estado, além de sua carreira como professor, exemplo para muitos que conviveram.

À família e amigos deste nobre nome do Tocantins, meus sentimentos.

 

Nota de Pesar - Grupo Tabocão 

 

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado Luiz Tolentino. Aos familiares e amigos, nossos votos de solidariedade e estima por conforto fraterno nesse momento de dor.



Luiz Tolentino tem uma trajetória de relevantes serviços prestados ao estado do Tocantins, e, em especial, à cidade de Araguatins, onde viveu desde a sua infância. O Grupo Tabocão lamenta essa irreparável perda.

 

Nota de Pesar - Sebrae Tocantins

 

É com profundo pesar que lamentamos o falecimento do ex-deputado estadual Luiz Tolentino, na manhã de segunda-feira (8), vítima de complicações de um procedimento cirúrgico, em um hospital de Goiânia. Natural de Jacundá (PA), o ex-parlamentar cresceu em Araguatins (TO), onde começou sua carreira como vereador, até assumir a cadeira da presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins, em 1991. Sua figura pública deixa um legado na política, com exemplos deixados ao povo tocantinense nas mais diversas esferas da sociedade. A presidência do CDE e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família em luto e expressam condolências e votos de consolo e paz.

 

Nota de Pesar - Prefeita de Gurupi, Josi Nunes e vice-prefeito Gleydson Nato 

 

É com profundo pesar que a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e o Vice-prefeito, Gleydson Nato, lamentam o falecimento do deputado estadual constituinte, Luiz Tolentino, de 81 anos, ocorrido nesta segunda-feira, 08, em Goiânia.

 

Luiz Tolentino cresceu em Araguatins onde foi vereador. Foi deputado estadual nas três primeiras legislaturas do Tocantins; na primeira, atuou como relator do Regimento Interno da Constituição. Assumiu a presidência da Assembleia Legislativa em seu segundo mandato em 1991.

 

Neste momento de dor, a prefeita e o vice-prefeito se solidarizam com os familiares e rogam ao Pai pelo consolo aos corações que choram essa perda.

Comentários (0)