Faltam três dias: TRE reforça preparativos para garantir eleições nos 139 municípios

Equipes enfrentam desafios logísticos em regiões de difícil acesso.

Crédito: Divulgação/Ascom TRE-TO

Para realizar as Eleições Municipais de 2024 em todo o estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) enfrenta desafios logísticos em regiões de difícil acesso. A Justiça Eleitoral que atua de frente nos detalhes da execução do processo eleitoral, une esforços para que todas as eleitoras e eleitores exerçam seu direito ao voto e contribuam para o fortalecimento da democracia no estado. 

 

O Tocantins, com uma área territorial de 277.423,62 km², segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é também o estado mais novo do país, com 139 municípios. E para atender os seus 1.171.342 eleitoras e eleitores, o TRE-TO conta com 4.925 urnas eletrônicas, distribuídas nas 33 zonas eleitorais.

 

A distância não limita o empenho para garantir os pleitos

 

Mesmo em localidades em que a infraestrutura e logística sejam limitadas, além da distância, o compromisso da Justiça Eleitoral é proporcionar um pleito eleitoral seguro e livre de interferências. Em vista disso, entre os municípios mais distantes da Central de Urnas Eletrônicas, estão Esperantina, localizada no norte do Tocantins, na região do Bico do Papagaio. Para chegar ao município, os servidores responsáveis pela entrega das urnas percorreram 701,8 km.

 

Das 179 urnas eletrônicas entregues na jurisdição da 10ª Zona Eleitoral de Araguatins, 24 foram destinadas para a cidade de Esperantina, que conta com 6.615 eleitoras e eleitores aptos. 

 

Para a moradora de Esperantina, Elenildy Viera da Costa, a participação no pleito fomenta o fortalecimento da democracia. “Nas eleições é onde nós escolhemos o gestor da nossa cidade e quando podemos cobrar melhorias para nossa sociedade e fortalecer a democracia”, afirmou.

 

Na outra extremidade do estado, no sudeste, o município de Arraias está localizado na região turística das Serras Gerais, a cerca de 420 km da capital. Lá possui um total de 8.233 eleitoras e eleitores aptos a efetivarem o maior ato democrático, ao exercer o poder de voto nas eleições. A cidade sedia o cartório da 22ª Zona Eleitoral, que já está em posse de 79 urnas eletrônicas, destas 31 serão o principal suporte da realização do processo eleitoral.

 

Municípios com menores seções eleitorais

 

Este ano eleitoral é o primeiro com um possível segundo turno no Tocantins, sendo a 29ª Zona Eleitoral responsável pelos 209.524 eleitoras e eleitores de Palmas. A 29ª ZE também é uma das oito maiores zonas eleitorais do país, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Já em termos de seção eleitoral, o município de Gurupi é o que registra a maior delas, a de número 222, comportando 424 pessoas votando numa única seção. Por outro lado, nas cidades de Guaraí e Pedro Afonso, respectivamente, estão localizadas as menores: as seções 147 e 104, ambas com apenas 51 cidadãos votando.

Comentários (0)