A convenção que deve confirmar o pré-candidato à Prefeitura de Palmas, o deputado estadual Júnior Geo, foi anunciada para o dia 5 de agosto na manhã deste sábado, 27, Em edital, divulgado nas redes sociais, a Federação PSDB-Cidadania, informa que o evento acontecerá na Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na quadra 1.306 Sul, entre 18 e 22 horas.
No edital de convocação, estão definidas as seguintes pautas: deliberação sobre a escolha de candidatos aos cargos majoritários, escolha dos candidatos a vereador e indicação de número para disputa.
O edital é assinado pelo presidente da Federação PSDB-Cidadania, Carlos Roberto Braga do Carmo.
Convenções do Podemos, PL e PSB
Além da Federação PSDB-Cidadania, estão definidas as datas da convenção do Podemos, PL e PSB, que têm como pré-candidatos, respectivamente, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Janad Valcari (PL) e Carlos Amastha (PSB).
A convenção do Podemos, que conta com o apoio do Agir e PRTB, acontece no dia 1º de agosto. A data coincide com o aniversário do ex-governador e pai do pré-candidato, José Wilson Siqueira Campos, falecido em julho de 2023. O evento que homologará a candidatura de Eduardo e dos vereadores acontecerá na Feira da Aureny III, a partir das 17 horas.
No dia seguinte, 2 de agosto, acontece às 16 horas, na Praça dos Girassóis, a convenção do Partido Liberal, da pré-candidata à prefeitura, Janad Valcari. O evento será ao lado da Assembleia Legislativa e terá como principais pautas a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, além de discutir possíveis coligações com outros partidos.
Por sua vez, o PSB, do pré-candidato e ex-prefeito, Carlos Amastha, programou sua convenção para o dia 5 de agosto, às 14 horas, na Casa 40, localizada na Quadra ACNE 1, Avenida JK, em Palmas. A reunião abordará a escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, a deliberação sobre coligações e outros assuntos partidários.
Eleitorado na Capital
Sejam quais forem os candidatos a disputarem a cadeira do Paço Municipal em Palmas, o certo é que terão que conquistar o voto de 209.524 eleitores/eleitoras aptos a votarem para os cargos de prefeito e vereador. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão informa que 92,71% dos eleitores da Capital estão cadastrados com biometria, enquanto 7,29% (15.820 eleitores), sem. Entre esses, 23,71% não realizaram o recadastramento biométrico desde 2020.
Em Palmas, 53% do eleitorado é feminino, enquanto 47% masculino. A faixa etária predominante entre os eleitores é a de 45 a 59 anos, com 50.788 pessoas representando 24,24% do total. Em segundo estão os eleitores de 25 a 34 anos, com 49.677 eleitores, correspondendo a 23,71%.
Comentários (0)