Feirantes de Palmas afirmam a Cláudia Lelis que estão abandonados pelo município

A falta de segurança, higiene e manutenção da infraestrutura das feiras foram algumas das principais reclamações. Feirantes relataram ainda altas taxas cobradas pela prefeitura

Reunião foi realizada na noite de ontem
Descrição: Reunião foi realizada na noite de ontem Crédito: Foto: Ascom/PV

A situação de abandono das feiras de Palmas foi a principal causa de reclamação durante reunião do PV Ouvindo os Feirantes, nesta segunda-feira, 30, com a pré-candidata à Prefeitura de Palmas, a vice-governadora Cláudia Lelis. No encontro, realizado na residência do feirante Lázaro Miranda Gomes, na 1306 Sul, os participantes pontuaram a ausência de medidas essenciais para desempenhar suas atividades.

 

A falta de segurança, higiene e manutenção da infraestrutura das feiras foram algumas das principais reclamações. Relataram ainda das altas taxas cobradas pela prefeitura dos feirantes, sendo que esse dinheiro não volta como cuidado com a feira. Segundo relatos de feirantes que estiveram na reunião, muitas vezes eles têm que tirar do próprio bolso para manter a limpeza dos banheiros e fazer reparos elétricos e hidráulicos. Também reclamaram da falta de incentivo, a exemplo de um ponto de apoio nas feiras da Capital. Pontuaram ainda que falta até mesmo um simples bebedouro. 

 

Vendedor de hortaliças há dez anos e produtor rural, Lázaro Miranda Gomes, relatou que existe um verdadeiro descaso por parte do poder público. “Sofremos com o assédio de marginais, convivemos com a sujeira e com a falta de estrutura”, desabafou o feirante. A artesã de capim dourado, Durvália Ribeiro de Sousa, também se queixa da situação. “A prefeitura só aparece para multar. Meu apelo é que tenhamos oportunidade de ganhar nosso pão de cada dia”, disse.  

 

Projeto

A pré-candidata Cláudia Lelis observou que as demandas apresentadas pelos feirantes demonstram uma clara ausência de diálogo por parte do poder público. “A maneira correta de fazer gestão é de forma compartilhada, ouvindo a comunidade, que é parte do projeto”, resumiu Cláudia Lelis ao dar o exemplo de Salvador (BA), que visitou recentemente e na qual a comunidade opinou diretamente na consolidação de equipamentos públicos como as feiras.    

 

Cláudia Lelis falou ainda que as feiras de Palmas representam o maior ponto de convivência das famílias palmenses e que, portanto, precisam ser resgatadas na sua organização e valorização. “E que consiga agregar nossos elementos culturais com mais força”, disse, ao lembrar de sugestões simples e de resultado como a do wi-fi, que atrai frequentadores e aumenta as vendas, mas que precisa de vontade política para que se realize.

 

Mais uma vez falou no resgate da autoestima da população que se perdeu com a descrença provocada pela má condução da cidade deixando-a cara, desumana e distante da comunidade. “Agora é hora de olhar para a frente e nós do PSDC, PV, PMB e PRTB, queremos construir com vocês nosso plano de Governo, dialogando junto com os palmenses”, concluiu Cláudia Lelis.

 

Também participaram o presidente do PSDC, Max Fleury e pré-candidatos a vereador das siglas da base aliada de Cláudia Lelis.    

 

Comentários (0)