"Foi a democracia, a grande vitoriosa nessa eleição", diz Lula em discurso de posse

A posse segue o protocolo tradicional, que começou com o desfile do novo presidente em carro aberto. Logo após, Lula chegou ao Congresso Nacional para a posse oficial.

Lula durante a cerimônia de posse em Brasília
Descrição: Lula durante a cerimônia de posse em Brasília Crédito: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo, 1º, durante seu discurso de posse no Congresso Nacional, que a democracia foi a grande vitoriosa nas eleições de 2022. “Renovo o juramento de fidelidade à Constituição, junto com vice e os ministros que conosco vão trabalhar. Se estamos aqui hoje é graças a consciência política da sociedade brasileira à frente democrática que formamos ao longo dessa campanha histórica. Foi a democracia, a grande vitoriosa nessa eleição”, destacou o presidente.

 

Lula ainda afirmou que os diretos e interesses da população, o fortalecimento da democracia e a retomada da soberania nacional serão os pilares do seu novo governo. “Este compromisso começa pela garantia de um Programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo, para atender a quem mais necessita. Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros”, completou o presidente.

 

Posse presidencial

 

A posse presidencial segue o protocolo tradicional, que começou com o desfile do novo presidente em carro aberto. Logo após, Lula e Geraldo Alckmin chegaram ao Congresso Nacional para a posse oficial no plenário da Câmara dos Deputados.

 

Mais cedo, uma grande público se reuniu no gramado da Esplanada dos Ministérios para acompanhar a cerimônia de posse e os mais de 60 shows programados para ocorrer até a madrugada de segunda-feira, 2, na programação do Festival do Futuro. 

 

A estimativa é que os protocolos se encerrem até 18h30, para que comecem os shows programados. Às 19h30, está prevista recepção às delegações estrangeiras no Palácio do Itamaraty.

 

*Texto com informações da Agência Brasil

Comentários (0)