Francisco Júlio acusa juiz de segurar processo em troca de apoio para Olyntho

Segundo Francisco Júlio, juiz teria interesse em segurar o processo porque seu filho é apoiado pelo prefeito da cidade. Ferneda diz que tem boa relação com Olyntho. Juiz preferiu não comentar assunto

Olyntho com Ferneda em Guaraí
Descrição: Olyntho com Ferneda em Guaraí Crédito: Divulgação

a Francisco Júlio, segundo colocado nas eleições de 2012 para Prefeitura de Guaraí, afirmou ao T1 Notícias na tarde da última quinta-feira, 14, que o juiz eleitoral João Olinto Garcia tem interesse político em segurar o processo contra o atual prefeito, Genésio Ferneda. Segundo Francisco Júlio, o atual prefeito apoia seu filho, Olyntho Neto, candidato a deputado estadual pelo PSDB.

 

“O prefeito tem dado apoio ao filho do juiz, por isso ele tem interesse em segurar esse processo”, acusou Francisco Júlio após seu advogado ter ingressado com um mandado de busca e apreensão do processo que está com o juiz João Olinto Garcia desde que o mesmo pediu vistas dos autos e se afastou do cargo, conforme matéria do T1 Notícias.

 

“Houve prejuízo. O juiz votou acolhendo os recursos do prefeito cassado e pediu vistas sabendo que ia se afastar por causa do filho candidato”, afirmou Francisco Júlio, que propôs a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) em desfavor de Ferneda, ao explanar seu prejuízo.

 

Para o segundo colocado nas eleições, que já teve a seu favor decisão judicial concedendo-lhe direito de posse na Prefeitura, o interesse do juiz eleitoral se confirma por “aqui em Guaraí, os carros do prefeito e da primeira dama estão todos plotados com adesivos do Olyntho Neto”, disse.  

 

Ele afirma que sente prejudicado, pois a Justiça cassou o prefeito eleito, oportunidade em que tomou posse na Prefeitura, mas não assumiu. Uma liminar mantém Ferneda no pleito. “Foi determinada a minha posse em novembro do ano passado. E até agora não pude assumir”, ponderou.

 

Para Francisco Júlio a demora no julgamento dos Embargos de Declaração interpostos pelos advogados de Genésio Ferneda causa instabilidade no governo de Guaraí. “A gestão dele empacou, o povo não tem mais esperança”, disse.

 

Juiz não comenta

O juiz João Olinto Garcia preferiu não comentar o assunto. Disse apenas, por telefone ao T1 Notícias, que “eles estão na função deles de fazer pressão” e ponderou: “Imagina se eu teria interesse”.

 

a

Ferneda vê ‘completo equívoco’

O prefeito eleito Genésio Ferneda confirmou que apoia o candidato Olyntho Neto e declarou que caracteriza a suspeita de Francisco Júlio como um equívoco total. 

 

“Nós vivemos em um país democrático e as pessoas tem direito a liberdade de escolha”, disse ao ponderar que Francisco Júlio adere a um sistema de perseguição. “Nunca tinha visto algo tão estranho [...] a própria sociedade esta indignada com as atitudes deste rapaz, de seguir as coisas a base de perseguição”. O prefeito também declarou que “o juiz é uma pessoa de boa índole e nunca se colocaria nesta situação”.

 

Genésio Ferneda ainda esclareceu que seu apoio a Olyntho Neto é em função do bom relacionamento entre eles iniciado ainda quanto Olyntho era secretário da Juventude do Estado. “Primeiro porque ele foi secretário da juventude na época em que eu fui eleito. Ele sempre foi muito pronto e atencioso e me ajudou de mais. Ele me pediu apoio ainda no início de 2013, quando assumi o Prefeitura. A conversa começou ainda em 2012. Eu procurei todos os secretários de Governo para pedir apoio”, contou.

 

O Superintendente da Juventude da cidade, Gisley Borges, reforçou o bom relacionamento de Neto com a gestão. “Sempre quando a gente esteve presente no gabinete do Olynto fomos bem atendidos. Tudo o que requisitamos, o que ele não pode resolver, encaminhava. Criou-se um vínculo de amizade. Isso vem acontecendo desde o inicio da gestão”, disse.

Comentários (0)