Freire Junior tem cinco dias para apresentar defesa sobre desfiliação do PSDB

Em setembro, o deputado deixou o PSDB e se filiou no PV. Já no mês de outubro o partido anterior entrou com uma ação de perda de mandato por infidelidade partidária

Deputado estadual Freire Júnior (PV)
Descrição: Deputado estadual Freire Júnior (PV) Crédito: Lourenço Bonifácio

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) intimou, por meio do Diário da Justiça Eleitoral desta quarta-feira, 30, o deputado estadual Freire Júnior e sua nova sigla, o Partido Verde (PV), a prestar esclarecimentos no prazo máximo de cinco dias, sobre sua desfiliação do PSDB. O relator dos autos é o juiz Mauro José Ribas.

A ação de perda de mandato eletivo por desfiliação partidária, com pedido de tutela antecipada, foi interposta pelo PSDB-TO, que alegou como motivo a infidelidade partidária. A sigla afirma no processo que o parlamentar deixou o partido sem justa causa e apenas por interesses próprios e não por questões incontroversas partidárias.

O requerente pede a concessão de liminar para determinar o afastamento do requerido de seu mandato de deputado estadual, e oficiar imediatamente a Assembleia Legislativa (AL) para que proceda à posse do primeiro suplente do PSDB, que seria o atual secretário de Governo de Araguaína, Josué Luz.

Deputado

Freire declarou ao T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 31, que ainda não teve conhecimento da intimação, mas que se inteiraria da decisão do TRE. “Eu estava em Brasília nesta quarta-feira, em uma reunião. Vou me reunir com os meus advogados para dar os próximos passos sobre esta questão”, completou.

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, afirmou, em carta destinada a Freire ainda no mês de setembro, que suas razões para deixar o partido foram compreendidas e acatadas pelo PSDB e reiterou que a sigla não apresentava qualquer oposição a sua desfiliação do PSDB. Na carta, o presidente ainda agradece os trabalhos do deputado e deseja-lhe sucesso na carreira.

Leia mais:

Com ida de Freire Júnior para o PV, Carlão diz que vai pedir seu mandato na AL

Comentários (0)