A reportagem do Portal T1 Notícias veiculada nesta terça-feira, 03, sobre vereadores de Palmas que receberam salário integral e requereram verba indenizatória (Codap) mesmo tendo se ausentado da Casa de Leis, provocou a reação do vereador Júnior Geo (PROS) que afirmou, por meio de nota nesta tarde, que doou os dias recebidos aos professores que tiveram os salários descontados por causa da greve no município. O vereador sinalizou ainda que vai propor uma mudança na Lei que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara.
Doação
O vereador afirmou que solicitou ao administrativo da Câmara que descontasse sua ausência, “mas o ato não poderia ser feito por não haver nenhum motivo legal”. Ele disse que então fez a doação aos professores que tiveram os pontos de frequência cortados. “Eu calculei o valor referente aos dias de minha ausência e encaminhei aos professores cujo o ponto foi cortado pelo Executivo do município de Palmas para que fossem feitas aquisições de cestas básicas”, ressaltou.
O T1 entrou em contato com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintet), e recebeu a informação de que não foi notificada sobre o benefício concedido pelo parlamentar aos professores.
Mudança em Lei
De acordo com a nota da assessoria de imprensa de Geo, o vereador apresentou um projeto buscando maior transparência nas ações dos representantes.
“Na manhã desta terça-feira, 3, o vereador professor Júnior Geo (PROS) apresentou junto à Câmara Municipal de Palmas a alteração na resolução nº 112/06, que dispõe sobre o Regimento Interno da Casa de Leis. Em 2013, o vereador já havia solicitado a alteração da resolução propondo o desconto do subsídio mensal dos agentes políticos municipais, caso não fossem apresentadas justificativas de ausência em reuniões ordinárias ou extraordinárias”, esclareceu.
De acordo com a proposta de Geo, o vereador sofreria desconto salarial mesmo havendo a justificativa de falta. “Esta mudança no Projeto define que as faltas sejam válidas apenas quando para a atividade parlamentar”, afirmou.
Codap
Sobre a Cota Despesa de Atividade Parlamentar (Codap), o vereador se explicou: “Em relação à verba de funcionamento do gabinete, ao contrário do que foi dito na referida reportagem, eu não fiz o uso dessa verba em sua totalidade. Na realidade, no mês de setembro, não foi utilizado nem a metade do valor disponível. Ainda ressalto que em minha ausência o gabinete continua funcionando aberto às demandas da sociedade”.
Comentários (0)