Governador Wanderlei diz que reforma tributária deve facilitar a vida do contribuinte

Barbosa afirmou que alguns pontos da Reforma Tributária causam preocupação. Afirmou que é preciso facilitar a vida do contribuinte e que o Senado Federal deve ouvir Estados e Municípios

Governadores do TO, Wanderlei Barbosa, de Goiás, Ronaldo Caiado, e Sen. Dorinha
Descrição: Governadores do TO, Wanderlei Barbosa, de Goiás, Ronaldo Caiado, e Sen. Dorinha Crédito: Roque de Sá/Agência Senado

 

 

Ainda em recuperação da cirurgia a que foi submetido na perna (na altura da canela), o governador Wanderlei Barbosa encontra-se nesta terça-feira, 29, em Brasília (DF). A convite do presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, Barbosa participa da sessão de debates temáticos sobre a reforma tributária. A sessão começou depois das 10 horas e encontra-se em andamento e conta com a presença de governadores de Estados.

 

Cada governador teve direito de fala por 10 minutos. Em sua participação, o Governador Wanderlei Barbosa agradeceu pela oportunidade de participar do evento que debate um tema de relevância para o País. Barbosa afirmou que alguns pontos da Reforma Tributária causam preocupação. Afirmou que é preciso facilitar a vida do contribuinte e que o Senado Federal deve ouvir Estados e Municípios.

 

“Nos últimos anos tivemos alguns pontos em que estados e municípios não foram ouvidos. Por exemplo, o piso da enfermagem”, disse o governador ao observar que os profissionais precisam disso, mas, que em razão da não discussão do tema, há municípios em situação difícil.

 

Barbosa relatou ao Senado Federal que, recentemente, recebeu o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, que chegou a propor uma paralisação dos municípios para chamar a atenção para a situação em que estão vivendo os municípios, com perda de repasses e sem condições de quitar a folha de pagamento. “Não fugindo do tema principal, mas é preciso que o Senado convoque prefeitos para debater a questão dos repasses”, reforçou.

 

O governador observou que, embora a área do agronegócio, das exportações e dos produtos agrícolas estejam crescendo no Tocantins, as estradas estão danificadas e ainda há muitas outras por se fazer. Segundo Wanderlei, com as legislações atuais não há compensação para fazer reparação em rodovias.

 

Os debates temáticos sobre a Reforma Tributária têm a participação do relator da Proposta de Emenda à Constituição à Constituição (PEC) 45/2023, senador Eduardo Braga (MDB-AM), dos governadores estaduais e do secretário extraordinário Bernardo Appy.

Comentários (0)