Governo quer modificar nome de 49 escolas em 13 cidades: PL tramita na AL

Deputados de oposição se posicionaram contrários ao Projeto que quer modificar nome de 49 escolas em 13 cidades e pedem impessoalidade por parte do Executivo. Líder do governo defende

Já tramita na Assembleia Legislativa (AL), e está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), o Projeto de Lei (PL) do Governo que solicita uma modificação nos nomes dos estabelecimentos públicos do Estado que possuem ensino integral. De acordo com a proposta, 49 escolas estaduais de tempo integral em 13 municípios, passarão a ter o acréscimo de “Girassol de Tempo Integral”, em seus atuais nomes. O objetivo, conforme explicado pelo Executivo no projeto, seria o de padronizar a denominação das escolas de tempo integral instituídas nas diretorias de gestão e formação da Secretaria da Educação e Cultura.

A deputada estadual Josi Nunes (PMDB) afirmou que é contrária ao PL, pois deve ser levada em consideração a impessoalidade de cada gestão. “Todos tem ciência que esta alteração é apenas uma satisfação pessoal do ego do Chefe do Executivo. Se amanhã outro governador assumir a chefia do executivo e sua preferência for pela Arara de barriga amarela e suponhamos que ele queira adotar este codinome, imagine todas as escolas estaduais de tempo integral arara de barriga amarela”, ironizou.

A deputada ainda questionou reforçou que a impessoalidade deve ser levada visar o interesse público. “É a finalidade pública que deve nortear toda a atividade administrativa, e eu pergunto, qual a finalidade pública de inserir o termo girassol no nome de 49 unidades de ensino?”, questionou.

 O deputado estadual Marcelo Lelis (PV) disse ao T1 Notícias que é contrário a adesão dessa nova nomenclatura nos nomes das unidades educacionais. “Mais do que o ato especifico da inclusão das palavras nas escolas, à discussão tem que ser mais ampla sobre qualquer tipo de personificação de uma gestão. A marca de um governo deve ser o brasão do estado assim como a das prefeituras”, declarou.

Governo

O líder da base do governo na AL, deputado estadual Carlão da Saneatins (PSDB) defendeu o PL do governo, alegando que ele ainda nem foi discutido pela CCJ para ser debatido em Plenário. “O assunto ainda está na CCJ, como que usa uma tribuna para falar de um projeto que ainda nem tramitou. Como tem subscrição de emenda se ainda nem foi debatido nas comissões?”, destacou.

Mais PL

Também tramita na CCJ outro PL de autoria do governo que fala sobre a doação de um terreno em Palmas para o Serviço Social de Indústria (SESI), que para a construção do Centro de Atividades do Trabalhador de Palmas. O terreno seria na ACSE-90, na Avenida Teotônio Segurado.

Comentários (0)