Halum cogita nova consulta à base sobre aliança com grupo governista

Presidente do PRB no TO, Cesar Halum, disse que pode fazer uma nova consulta sobre aliança e que não toma decisões sozinho no partido...

Deputado Cesar Halum
Descrição: Deputado Cesar Halum Crédito: Divulgação

O deputado federal e presidente do PRB no Tocantins, César Halum, disse ao T1 Notícias na manhã desta quinta-feira, 12, que pode fazer uma nova consulta a suas bases sobre a possibilidade de aliança da sigla com o grupo governista. A declaração de Halum vem um dia depois do anúncio do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) de que disputará vaga ao Senado pelo grupo.

“Eu consultei a todos quanto à candidatura a Governo, a Senado não. Talvez eu faça uma nova consulta aos companheiros do partido sim, pois não tomo decisões sozinho e este é um fato novo”, disse o deputado ao se referir ao anúncio de Siqueira. Halum enfatizou que o PRB é um partido unido, sólido e consistente e que seu compromisso é ouvir suas bases.

Nos bastidores a informação é de que Halum, que era fortemente ventilado como nome do grupo ao Senado, teria ficado chateado com o anúncio do nome do ex-governador. Por esse motivo o presidente do PRB teria inclusive adiado a reunião da noite de ontem, na qual a aliança com o grupo governista seria homologada. Contudo, questionado se o adiamento tem haver com o novo cenário, Halum negou e disse que o adiamento ocorreu devido a um problema de agenda do governador Sandoval Cardoso. “Houve um problema de agenda do governador e tivemos que adiar. Foi isso”, disse.

Sobre a disposição em disputar o Senado, Halum disse que nunca colocou seu nome como candidato a este cargo e que seu foco é a reeleição. “Não vou negar que em Araguaína existe um movimento forte, que exige um representante na majoritária, e colocaram meu nome, mas eu, em nenhum momento, coloquei meu nome. Sempre dei a entender que eu não ia brigar por isso, pois não tenho vaidade. Outros estão brigando por isso, mas eu nunca briguei e não vou brigar”, frisou o deputado.

Questionado sobre a possibilidade de apoiar o nome de Siqueira Campos ao Senado, Halum disse que ainda é cedo para definir posição a respeito. “Ainda não sei. Vou primeiro ouvir minhas bases”, disse o deputado, que não confirmou quando será realizada a reunião do PRB adiada na noite de ontem. “Vamos decidir isso na próxima semana”, concluiu.

Comentários (0)