Halum defende a distribuição de calcário para pequenos e médios produtores rurais

O parlamentar também garante que intensificará serviços de reconstrução das estradas vicinais

Deputado federal é candidato ao Senado
Descrição: Deputado federal é candidato ao Senado Crédito: Divulgação

O ex-prefeito de Araguaína, César Halum (PRB), candidato a senador da República pela coligação “Governo de Atitude”, defendeu em entrevista ao T1 Notícias que sua prioridade, sendo eleito, será a distribuição de calcário para pequenos e médios produtores rurais, de norte ao sul do Tocantins, abrangendo as regiões que cortam os municípios de Talismã e Esperantina. Segundo Halum, a medida irá amparar os agricultores estaduais, alargando seu cultivo com a utilização do implemento. Na ocasião, o parlamentar garantiu que intensificará serviços de reconstrução das estradas vicinais, afetadas com desgastes, e que, a criação de um fundo especial, aliado à iniciativa privada, proporcionará a viabilização desse projeto.

 

Halum conjecturou que em 30 anos de vida pública, além do “histórico, de serviços prestados”, e projetos apresentados para o Estado, construiu “muitos amigos, parceiros e aliados”, e como resultado, deixou seu nome competitivo à vaga ao senado federal.  A coligação do postulante é composta pelos partidos, PP, Pros, PRB, Patriota, PPS, PSDC, DEM, PTC, PHS, SD, Avante, PPL e encabeçada pelo candidato a reeleição, governador Mauro Carlesse (PHS). Entre seus aliados, o deputado federal têm o presidente do Partido Popular Socialista no Tocantins, deputado estadual Eduardo do Dertins (PPS), e a deputada Valderez Castelo Branco (PP).

 

Distribuição de Calcário

 

“Temos que trabalhar como um todo, mas evidentemente, já temos um certo tipo de trabalho produzido ao longo dos tempos. Prestigiar o setor rural, a agropecuária do Estado, isso é fundamental. Então, o principal projeto que quero defender e conquistar para o Tocantins, é um projeto de correção de solo. O que significa isso? o solo tocantinense é formado por cerrado, o solo é ácido, a sua acidez impede a planta de absorver o adubo, devemos corrigir essa acidez, como se faz isso? colocando calcário na terra. Então esse programa seria a distribuição de calcário, de Talismã até Esperantina, para o pequeno e médio produtor rural”.

 

“Vamos fortalecer a agricultura familiar, iremos quintuplicar a nossa produção, vai aumentar a renda no campo, aumentar o patrimônio das pessoas, e a terra vai valer mais. Irá melhorar a qualidade de vida da nossa gente. Esse é um projeto de fundamental importância, que vai ser prioritário, dentro do nosso trabalho no senado”.

 

Recuperação de Estradas Vicinais

 

“Outra ação, seria o trabalho de fortalecimento, criando um fundo especial, para que possamos, numa parceria da iniciativa privada, com o poder público, fazer a manutenção das estradas vicinais do nosso Estado, que tem sido um ponto de atrapalho para a produção. Esses são dois projetos importantes, mas temos vários outros, que haverão de serem canalizados na área educacional, como o fortalecimento da Unitins, que é de fundamental importância, enfim, uma série de outros projetos”. 

 

Nome ao Senado

 

“Eu avalio como um nome competitivo, temos um trabalho realizado, são 30 anos de vida pública, que ao longo desses anos eu fiz o deve de casa, fui vereador, fui prefeito em Araguaína, deputado Estadual por dois mandatos, presidente da Assembleia Legislativa, e estou no segundo mandato de deputado federal. Adquiri experiência, nesse período todo de conhecimento, para poder defender o Tocantins, no Senado Federal.  Me sinto competitivo, estou animado, e ao longo desses 30 anos de vida pública, nós construímos muitos amigos, parceiros, e aliados, e além disso, eu tenho um histórico, de serviços prestados e de bons projetos para o Estado”.

Comentários (0)