Ao assumir como titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária na tarde desta terça-feira, 23, o deputado federal Irajá Silvestre, disse que seu foco é o apoio e cooperação com os assentados e pequenos produtores rurais para a regularização fundiária e segurança jurídica. Irajá disse compreender a resistência de alguns setores como o Movimento dos Sem Terra (MST) e Pastoral da Terra ao seu nome, mas pediu tranquilidade e apontou que o público-alvo das ações da nova pasta serão os assentados e pequenos produtores do campo. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e deputados federais do PSD prestigiaram a solenidade de posse comandada pelo governador Siqueira Campos (PSDB).
Irajá apontou que a maioria dos grandes produtores possui a titularidade de suas terras. “Nosso objetivo é atender principalmente os pequenos produtores. Nosso foco será concentrado neles que estão numa situação de competa insegurança jurídica sem a documentação definitiva de suas terras”, disse Irajá.
O secretário apontou que vai cooperar com os movimentos sociais do setor rural para alcançar os pequenos produtores e assentamentos rurais levando mais informações e as ações do Governo do Estado aos que mais precisam.
Kátia Abreu
Em seu discurso, a senadora Kátia Abreu (PSD), mãe de Irajá, reforçou a defesa da propriedade privada e a segurança jurídica no campo. Ela destacou que sempre é questionada pelo fato da defesa e apontou que as pessoas pensam ser apenas de grandes propriedades. “Quando foi criada a propriedade privada foi para valorizar cada suor que pinga do ser humano. A defesa é de toda propriedade quer seja um sapato, um relógio, um grande prédio, uma pequena área de terra ou uma grande fazenda”, disse a senadora.
Itertins
Com a criação da nova secretaria, as ações do Instituto de Terras do Estado do Tocantins (Itertins) passaram para a pasta que terá Luís Carlos Alves de Queiroz como secretário executivo. Ele foi empossado juntamente com Irajá.
Comentários (0)