Cumprindo o que disse durante a campanha, o prefeito eleito de Porto Nacional, Joaquim Maia, anunciou nesta quinta-feira, 22, a nova estrutura administrativa da prefeitura municipal. A grande novidade foi a redução do número de secretarias, de 17 para 12. O anúncio aconteceu no auditório da UFT de Porto Nacional, onde também foram anunciados os nomes dos novos gestores que comandarão as pastas.
Após um minucioso estudo com sua equipe técnica, Joaquim Maia promoveu fusões, cisões e incorporações entre as secretarias já existentes. “A nova estrutura que estamos apresentando à comunidade portuense não trará nenhum prejuízo no atendimento à nossa comunidade, pelo contrário, teremos todos os serviços prestados, mas com uma estrutura menor, consequentemente, uma folha menor que proporcionará mais capacidade para investimentos da Prefeitura nos serviços essenciais para o desenvolvimento de Porto Nacional”, afirmou o prefeito eleito.
Com a redução de secretarias o número de comissionados cai de 337 para 247.
Secretários anunciados
SECRETARIA DA JUVENTUDE
SECRETÁRIO: Murilo Ferreira da Silva
Formação: Acadêmico do 5º Período de Agronomia
Experiência profissional: Assistente Administrativo III no SINTET;
Militante Estudantil, ex-Presidente do Grêmio Estudantil Cem Florêncio; Já participou do PJB – Parlamento Jovem Brasileiro, tendo sido autor de um Projeto de Lei.
SECRETARIA DA CULTURA E DO TURISMO
SECRETÁRIO: Arnaldo Pereira Logrado (Arnaldo Bahia)
Formação: Graduado em Letras e em Publicidade e Propaganda
Experiência Profissional: Trabalhou na Organização Jaime Câmara; Rádios Anhanguera AM e Araguaia FM; Atuou como Mestre de Cerimônias do Palácio Araguaia por mais de vinte anos; Atuou como Chefe do Cerimonial da Prefeitura de Palmas; ex-assessor de Comunicação da Prefeitura de Porto Nacional e é Membro do Comitê Nacional do Cerimonial Público e atua na área de Showbussines há 30 anos.
SECRETARIA DA FAZENDA
SECRETÁRIO: Iomar Teixeira de Souza
Formação: Bacharel em Ciências Contábeis; Pós-Graduado em Contabilidade; Pós-Graduando em Contabilidade; Pós-Graduando em Controladoria e Finanças.
Experiência Profissional: Contador Geral do ITPAC Porto; Contador Autônomo; Coordenador do Hospital de Referência de Araguaína; Gerente de Departamentos de Pessoal da Pró-Saúde em Araguaína; Empresário.
SECRETARIA DOS ESPORTES
SECRETÁRIO: Salmon Alves Pugas
Formação: Professor Normalista
Aposentado como 2º Tenente Reserva Polícia Militar do Tocantins;
Atuação na área do esporte: Idealizador e executor do Projeto Chute Certo; Árbitro de Futebol pela Liga Esportiva Portuense e Federação Tocantinense de Futebol; Assessor de Arbitragem da CBF - Confederação Brasileira de Futebol; Organizador de competições amadoras nas zonas urbana e rural nas modalidades futebol de campo e society. Dirigente de equipes amadoras do município. Vice-Presidente da LEPNAL – Liga Esportiva de Porto Nacional. Participação como apresentador e repórter da Equipe de Esportes da Rádio Tocantins AM 80.
SECRETARIA DE GOVERNO
SECRETÁRIO DE GOVERNO
Fernando Alves dos Santos - Fernando Manduca
Formação: Administração de Empresas – Especialização: Administração Rural
Pós-Graduado em Análise de Cadeia Produtiva
Ex-Secretário de Agricultura e Vereador por dois mandatos
SECRETARIA DA SAÚDE
SECRETÁRIA: Anna Crystina Mota Brito Bezerra
Graduação em Psicologia - Especialização em Gerontologia (Envelhecimento Humano)
Pós Graduada em Gestão em Saúde - MBA em Gerenciamento de Projetos Governamentais
Com Aperfeiçoamento em: Saúde Mental (Crack, álcool e outras drogas) para Agentes Comunitários de Saúde e Técnicos de Enfermagem da Atenção Básica, Tutora da FIOCRUZ;
APERFEIÇOAMENTO EM QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS;
APERFEIÇOAMENTO EM ENVELHECIMENTO E SAÚDE DA PESSOA IDOSA.
Cargos e Funções administrativas
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO TOCANTINS
LOCAL: Diretoria de Atenção Primária
CARGO: Gerente da Área Técnica de Saúde do Idoso
PERÍODO: Set 2007 a Dez 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO TOCANTINS
LOCAL: Diretoria de Atenção Primária
CARGO: Coordenadora de Ciclos de Vida (Saúde da Mulher, Criança, Adolescente, Idoso, Homem , Hipertensão e Diabetes e Alimentação e Nutrição)
PERÍODO: Janeiro de 2011 /Janeiro 2014.
PSICÓLOGA NO HOSPITAL E MATERNIDADE DONA REGINASAVIS –SERVIÇO DE ATENÇÃO A PESSOA EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA SEXUAL
MINISTÉRIO DA SAÚDE
CARGO: Referência Descentralizada do Ministério da Saúde para o estado do Tocantins (Programas Mais Médicos, PROVAB- Programa de Valorização da Atenção Básica e Residências médica).Período: 03 ANOS (vinculo atual)
Outras Experiências
Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa no Tocantins.
Período: ano de 2010.
Participante de Grupos Técnicos de Trabalho, Comissões, Fóruns e Conselhos de Direitos.
Período: 2008 a 2014
Facilitadora de cursos e Mediadora do Selo UNICEF Município Aprovado no Tocantins
Período: 2009 a 2012 e 2013 a 2016
Articuladora Estadual do Projeto Rede Cegonha no Tocantins
Período: Abril de 2011 a julho de 2012
SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
SECRETÁRIA: Verônica Tavares Fontoura Evangelista
Graduação: ASSISTENTE SOCIAL
Pós Graduada em Gestão de Projetos Sociais e Captação de Recursos, Funcionária da SANEATINS no período de 1991 a 2014, desenvolvendo projetos na área social, e sustentabilidade.
Assessora Parlamentar na CÂMARA MUNICIPAL DE PALMAS2014/2016
SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO
SECRETÁRIO: José Antonio Mota de Macedo,
Graduação: Administração Pública e Administração de Empresas Pela Universidade Católica de Goiás – UCG - NBA em Gestão Empresarial pelo IBEPEX.
Experiência profissional: Transbrasiliana Transporte e Turismo, Coca-Cola do Brasil, Celtins, Ultragaz, Câmara dos Deputados em Brasília, Secretaria de Governo do Tocantins e atualmente exerce a função de Chefe de Gabinete da Presidência da Agência de Fomentos do Estado do Tocantins.
SECRETARIA DE PRODUÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
SECRETÁRIO: Olimpio Mascarenhas dos Reis,
Formação Acadêmica: Administração com habilitação em Administração Rural.
Atividades profissionais desenvolvidas: Contador na área pública, Produtor rural, Presidente do Sindicato Rural de porto Nacional,Membro do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE-TO, Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins – FAET; Presidente do RURALTINS; Superintendente na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e desenvolvimento Sustentável.
SECRETARIA DA INFRAESTRUTURA, HABITAÇÃO E MOBILIDADE URBANA
SECRETÁRIO: Cleyovane Lemos Ribeiro
Graduação: Engenharia Civil – Universidade de Uberaba
Pós-Graduação em Pavimentação Rodoviária.
- 16 anos de carreira como Engenheiro Civil nas áreas da construção civil, terraplanagem, pavimentação urbana e rodoviária;
- Atuou como servidor público do Estado do Tocantins por 10 anos como Engenheiro Civil, 5 desses como chefe da Residência Rodoviária de Porto Nacional;
- Atuou como Engenheiro Civil também nos estados de Goiás, Mato Grosso e Rondônia entre os anos de 2011 e 2015;
- Professor e Coordenador do curso de Engenharia Civil na IESPEN, FIESPEN, UNIPORTO;
- Fundador do Curso de Engenharia Civil do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos de Porto Nacional TO (ITPAC-Porto), atuou como Coordenador do curso de Engenharia Civil e Professor do curso de engenharia civil em diversas áreas por 8 anos.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO
SECRETÁRIO: Deusina Ribeiro Reis
Graduação: Licencatura em Letras – Português/Inglês FAFING
Pós – graduação em Língua Portuguesa – Universidade Salgado de Oliveira
Pós – graduação em Pedagogia da Alternância – Universidade Católica de Brasília
HISTÓRICO PROFISSIONAL
(1992 a 1995) – Professora regente – Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva – Porto Nacional - TO
(1996 a 2005) – Professora regente – Colégio Estadual Família Agrícola – Porto Nacional - TO
(2005 a 2012) – Gestora escolar - Colégio Estadual Família Agrícola – Porto Nacional – TO
(2013 a 2014) – Coordenadora Pedagógica - Colégio Estadual Família Agrícola – Porto Nacional – TO
(2015 a 2016) – Professora regente - Colégio Estadual Família Agrícola – Porto Nacional - TO
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