Juíza da 29ª Zona garante organização da votação em Palmas: 156 mil votam

Em coletiva de imprensa, responsáveis pela Zona Eleitoral de Palmas, área urbana e rural, informam sobre organização da urna e sessões para estas eleições na Capital.

Cartório Eleitoral de Palmas
Descrição: Cartório Eleitoral de Palmas Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A juíza Ana Paula Brandão e a promotora Beatriz Melo, da 29ª Zona Eleitoral, concederam entrevista coletiva na manhã deste domingo, 5, para tratar da organização e logística da eleições na região de Palmas, zona urbana e rural.

 

“Ontem foram instaladas as urnas, todas as seções, para que hoje os mesários encontrem tudo organizado. A partir das oito já começa o horário da votação e todas as seções estão funcionando normalmente” assegurou Ana Paula. A juíza informou que 3 mil pessoas estão trabalhando desde ontem, sábado, 4, para deixar tudo organizado a fim de que a votação ocorra normalmente nas seções eleitorais.

 

A juíza e a promotora informaram ainda que três urnas tiveram problemas no sábado, mas que foram imediatamente trocadas por urnas de contingência. Sobre a expectativa e organização para a finalização das votações, Ana Paula esclareceu que os últimos que permanecerem na fila para votar receberão uma senha para controle dos mesários. Ao final, a mídia onde contem os dados da votação será retirada pelo o administrador do prédio de votação e os dados imediatamente serão enviados ao TRE, e posteriormente ao TSE.

 

Um telão também estará disponível no Espaço Cultural, região central de Palmas, para aqueles que desejam acompanhar a apuração.

 

A promotora Beatriz Melo esclareceu sobre a urna disponibilizada no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) no Jardim Taquari. “A urna do CASE é somente àqueles que estão privados de liberdade. Os condenados e sentenciados não podem votar”. Disse informado que são 6 homens, 3 mulheres considerados presos provisórios e no Case, são 14 adolescentes.

 

Denúncias

Ambas informaram ainda que na madrugada de sábado para domingo, foram registradas duas denúncias. Uma sobre compra de voto e outra sobre descumprimento da portaria acerca da venda de bebidas. “A Polícia Militar foi acionada, os carros suspeitos foram abordados e verificados, mas não se constatou compra de voto” disse Ana Paula ressaltando que ainda não tinha recebido respostas sobre a verificação das demais denúncias. 

 

Sobre a as orientações para realização de denúncias, ambas ressaltaram que a Polícia Militar pode ser acionada e que as denúncias serão encaminhadas à Polícia Federal. Também podem ser recebidas denúncias através do telefone 0800 648 6800 da Ouvidoria do TRE. Uma viatura e um agente da PF também estão de prontidão no Cartório Eleitoral para qualquer eventualidade.

Quantitativos

Ao todo são 156.902 eleitores em Palmas. Destes, 99,89% estão aptos a votarem com identificação biométrica. Eleitores em trânsito contabilizam 613 em três seções. 

Comentários (0)