Júlio Cesar fala em organizar PT, eleições em 2014 e critica Solange e Raul

Presidente diz que PT precisa ser reorganizado para que sigla tenha força em 2014, quando deve lançar candidatura própria. Também criticou Raul e Solange. Sobre ela declarou "não perdemos nada"...

Júlio Cesar fala em organizar partido
Descrição: Júlio Cesar fala em organizar partido Crédito: T1 Notícias

O presidente eleito no último domingo, 10, para o diretório estadual do PT, Júlio Cesar, disse que deve iniciar os trabalhos no Diretório Estadual do partido trabalhando a organização interna da sigla. “Ficou evidente o desânimo e a desorganização nos diretórios do PT no interior. O desafio inicial é melhorar a comunicação com os filiados, organizar a burocracia interna do partido e fazer a formação política com os filiados. A comunicação interna precisa melhorar para que possamos ter um partido forte”, afirmou.

Júlio César disse que não será candidato a nada em 2014, ficando exclusivamente à disposição do trabalho de presidente. Já Donizeti do PT afirmou: “Estou com meu nome à disposição e, se meu diretório concordar, sairei candidato a deputado federal”.

O presidente declarou também que não se envergonha de ter sido amparado pelo ex-presidente Donizete do PT. “Essa história que o Júlio Cesar é o candidato do Donizete não me envergonha, porque fui amparado por ele, mas me sinto maior do que isso. Eu fui o candidato do Partido dos Trabalhadores e tive oportunidade de conhecer os municípios. A gente compreende que o processo é bem maior do que ganhar uma eleição interna. Tem que organizar o partido. Tenho clareza do tamanho da responsabilidade que estou assumindo”, disse.

Para Donizeti do PT, a vitória da chapa mostrou que era “mentira que o Donizeti é ditador. Os concorrentes quiseram divulgar algo que não é real: o anti-donizeti não pegou”. Segundo ele, a sigla quer ter candidatos a deputados estaduais, federais, senador e, claro presidente da República.

Sobre as possibilidades de alianças para 2014, Donizete disse que “há articulações e conversas com PP, PSL, PcdoB e PRB”, mas não há nenhuma possibilidade do PT se unir com o governo do Estado ou com sua base. O PT poderá ainda conversar com o PROS, “que pode ser um possível aliado”, disse Donizeti.

 

Críticas a Raul e Solange

Júlio César não amenizou nas críticas contra Raul e Solange. “A relação é boa, não tenho nenhum problema com eles [Raul e Solange]”, disse. No entanto, quando perguntado sobre a possibilidade de Raul Filho ser candidato a qualquer cargo, Julio Cesar disparou: “Não é cotado, definitivamente”.

É sabido conforme declarações da deputada estadual Solange Duailibe que a relação do PT com ela e o ex-prefeito Raul Filho não é boa desde a expulsão deles do PT. Ela até deixou a sigla e se filiou ao Solidariedade, segundo a mesma, por tal motivo. Sua saída, segundo o presidente nem foi sentida, pois de fato a parlamentar não fazia mais parte do PT.

“Não perdemos nenhum deputado. A Solange não falava a linguagem do partido há muito tempo, por exemplo, eu me lembro de ter visto a Solange e o Raul em uma reunião do partido em 30 de julho de 2010”.

Acerca desses conflitos, Júlio Cesar declarou que vai trabalhar para “não aprofundar os conflitos que são de ordem pessoal. Infelizmente nós vimos muito isso no último período: os interesses pessoais que muitas vezes se sobrepuseram aos interesses coletivos. Pretendo trabalhar para que isso vá diminuindo”.

Júlio César disse ainda que recebeu apoio dos deputados Amália Santana (PT) e José Roberto (PT).

 

Apuração

Nas eleições Estaduais foram apresentados 3.096 votos válidos, sendo que Júlio César recebeu 2.176, Waldson da Agesp teve 562 votos e Josafá Maciel recebeu 358 votos. Foram registrados ainda 68 votos nulos e 127 em branco.

 

Chapas

Conforme apuração, a chapa O Tocantins Quer Mais e Melhor conseguiu 2.153 votos e possuirá 71,48% do Diretório. A chapa Renovação Democrática do Tocantins, 505 votos e ficará com 16,76% do diretório e A Esperança é Vermelha tirou 354 votos e possuirá 11,75% do Diretório Estadual. A comissão eleitoral validou o pleito estadual, reconheceu extraoficialmente eleito o candidato presidente Júlio César e reconheceu a necessidade de segundo turno para presidente do diretório municipal de Palmas entre Ozelir e Jorge.

O segundo turno em Palmas está previsto para acontecer no próximo dia 24, já que no primeiro não houve candidato que obtivesse 50% mais um dos votos válidos.

Estavam presentes na coletiva Donizeti do PT, Júlio Cesar e José Cardoso, o Cardosinho, presidente da Comissão Eleitoral.

Comentários (0)