Determinado a criar mais opções para a geração de emprego e renda, a partir da reciclagem do lixo, o prefeito de Palmeiras do Tocantins, Júnior Nolêto (MDB), foi reeleito por unanimidade, para prosseguir liderando o Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental por mais dois anos. A eleição realizada na sexta-feira, 24, no plenário da Câmara Municipal, contou com a presença de prefeitos e representantes legais dos cinco municípios que integram o Consórcio, na região norte do Estado.
Com a presença da consultora ambiental, Carla Moreno, nos debates que antecederam a eleição, foram abordados temas relevantes, a exemplo da necessidade da mudança de cultura, por meio de uma campanha voltada para a educação ambiental da população. O estímulo à criação de associações de catadores de lixo, a criação de ecopontos para a coleta seletiva do lixo, a qual permita separar metais, vidros, papéis e material plástico, também foram itens debatidos, além da destinação adequada de pneus usados, afinal, o que resultar em pontuação para a captação do ICMS ecológico, melhor para os municípios. Foi lembrado ainda que o Brasil é referência mundial em reciclagem de alumínio, mas também abordou-se sobre uma rentável modalidade de sequestro de carbono, quando se cria uma nova cultura ecológica.
Apesar da atuação fiscalizatória do Ministério Público (MPE) em todo o Estado, entre os cinco municípios que integram esse Consórcio Intermunicipal, Palmeiras do Tocantins é a única cidade que já dispõe do Centro de Triagem exigido pelo Naturatins, já que é a partir do Centro de Triagem que se faz a coleta seletiva do lixo e se dá a destinação a ele. A informação é da consultora ambiental, Carla Moreno, da Florestal Consultoria Ambiental e Agronegócios LTDA, contratada pelo Consórcio que reitera a necessidade de cada município cada município ter seu próprio Centro de Triagem.
Com a Licença Prévia (LP), conquistada no final de 2022, por já existir um Centro de Triagem em Palmeiras, o prefeito Júnior Nolêto comemora que o próximo passo, a Licença de Instalação (LI) já se encontre sob análise de técnicos do Naturatins, mas torce para que os demais prefeitos, também obtenham êxito na conclusão de seus Centros de Triagem.
Além dos prefeitos dos municípios de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos Leite; Luzinópolis, João Português e de Palmeiras do Tocantins, Júnior Nolêto, os municípios de Nazaré e Santa Terezinha, foram legalmente representados pelos respectivos secretários de meio ambiente. Estiveram presentes, também, a presidente da Câmara Municipal de Palmeiras, Dos Reis Ademar, a diretora executiva do Consórcio, Shara Castro, bem como o contador do mesmo, Roney Brito e o secretário municipal de meio ambiente, Sérgio de Oliveira, além de populares interessados no assunto.
Comentários (0)