Justiça Eleitoral afirma está pronta para receber os eleitores tocantinenses

Mais de 1 milhão de eleitores tocantinenses definirão suas escolhas entre os candidatos aos cargos de deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente.

TRE diz está pronto para a votação desde domingo
Descrição: TRE diz está pronto para a votação desde domingo Crédito: Da web

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO), a Justiça Eleitoral do Tocantins está pronta para atender a mais de 1 milhão de eleitores tocantinenses neste domingo, 7,que farão suas escolhas entre os candidatos aos cargos de deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e presidente.

 

Os portões dos 870 locais de votação estarão abertos das 8 às 17 horas (horário de Brasília). Serão disponibilizadas 4.872 urnas eletrônicas, que já foram distribuídas nas 33 zonas eleitorais do Estado.

 

Esta é a terceira eleição que o TRE-TO realiza neste ano, uma vez que no Estado houve o 1º e 2º turno das Eleições Suplementares, no mês de junho, para a escolha do novo governador para o mandato tampão até 31 de dezembro de 2018.

 

Equipe

 

Para atender aos eleitores, a Justiça Eleitoral conta com a importante participação de 16.564 mesários voluntários, 40 magistrados, 351 servidores e mais de 3 mil homens das forças de segurança.  Serão mais de 18 mil pessoas envolvidas nas Eleições 2018 no Tocantins.

 

Dia da Votação

 

O eleitor deverá apresentar documento de identificação com foto ou o e-título, que é o documento virtual criado pela Justiça Eleitoral para auxiliar os eleitores. O eleitor que deixou de votar no 1º e 2º turnos da eleição suplementar vota normalmente.

Segurança

 

As demandas relativas à segurança serão coordenadas pelo Gabinete de Segurança das Eleições, que inicia seus trabalhos na tarde deste sábado (6/10). A equipe é composta pela Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Exército, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros.

 

Apoio ao Eleitor

 

A Justiça Eleitoral conta ainda com o serviço de Ouvidoria: 0800 6486 800, onde o eleitor poderá receber orientações, tirar dúvidas e ainda fazer denúncias. Outro importante aliado no combate aos crimes eleitorais é o Aplicativo Pardal, que pode ser baixado nos aparelhos celulares. Até o momento foram aproximadamente 40 denúncias recebidas, sendo 7 relacionadas à propaganda eleitoral. As demandas são encaminhadas para o Ministério Público Eleitoral.

Indígenas

 

As forças de segurança do Exército iniciam o deslocamento para as terras indígenas a partir da manhã deste sábado (6/10). Cerca de 300 homens darão suporte ao pleito eleitoral em 12 aldeias indígenas, garantido assim uma votação segura para os 5.039 eleitores indígenas aptos. O Exército atuará nas aldeias da 32ª ZE de Goiatins – Aldeia Pedra Branca, Rio Vermelho e Cachoeira; 23ª ZE de Pedro Afonso – Aldeia Lajeado; 15ª ZE de Formoso do Araguaia – Aldeia Canoanã, Txuiri e São João; 5ª ZE de Miracema – Cidade de Tocantínia e Aldeias Porteira, Rio Sono, Brejo Comprido e Funil.

 

Comentários (0)