Kátia Abreu coordena apresentação de demandas do Estado à Dilma nesta quarta

A presidenta Dilma Roussef abre agenda para participar de solenidade de formatura da turma do Pronatec/Senar nesta quarta-feira, 19 no Tocantins. A senadora Kátia abreu é a anfitriã do evento

Senadora Kátia Abreu: TO precisa de ajuda federal
Descrição: Senadora Kátia Abreu: TO precisa de ajuda federal Crédito: Lourenço Bonifácio

O governador Siqueira Campos(PSDB) disponibilizou os secretários de Estado das principais pastas para sob a coordenação da senadora Kátia Abreu(PSD), produzirem o material que será apresentado à presidenta Dilma Roussef(PT), na visita que ela faz ao Tocantins nesta quarta-feira, 19.

 

A presidenta chega no Estado às 10 horas para participar da formatura da primeira turma do Pronatec/Senar que teve mais de 5 mil inscritos no Estado. Anfitriã do evento, a senadora Kátia Abreu recebeu o secretario Jaime Café na manhã desta terça-feira, 18 em sua casa, onde também atendeu a imprensa para falar sobre o evento.

 

“O governador apresentará à presidenta quatro demandas principais do Tocantins, para as quais nós precisamos do apoio do governo federal”, disse ela ao Portal T1 Notícias. A mais ousada é a alteração do traçado da Transbananal, estrada que inicialmente estava prevista para cruzar a Ilha do Bananal por dentro de área indígena. O projeto enfrentou forte resistência da Funai.

 

Diante de um mapa da região, que aponta também os modais de transporte, nos quais está incluída a Ferrovia Norte e Sul, a senadora e o secretário da Agricultura do Estado definiram os últimos detalhes do material que será apresentado à presidenta, com a proposta do novo traçado. “Vamos propor que ela fique acima da área de reserva indígena, cortando o parque, mas com todo um projeto de elevação, passagem para travessia de animais, e proteção com alambrado”, disse a senadora.

 

Prodoeste

 

O Tocantins pleiteará ainda que o governo Federal assuma 10% da contrapartida necessária dentro do Prodoeste, programa que prevê a construção de estruturas de perenização das águas na região de Lagoa da Confusão. O programa terá um custo total de U$ 165 milhões de dólares, dos quais o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID é financiador de 60%.

 

“O Estado está fazendo as estruturas físicas para perenizar as águas, e os produtores farão as instalações para as suas propriedades. O que nós queremos pedir à presidenta é que o governo federal nos ajude com a contrapartida”, adiantou a senadora.

 

Dobrando a área irrigada

 

A meta da CNA, segundo Kátia Abreu, é que o País possa dobrar a área irrigada. “Hoje nós temos 5 milhões de hectares irrigados. Só o Tocantins e Goiás possuem em terras irrigáveis mais de 5 milhões de hectares. Este é um projeto que atenderá potencialmente os estados do Tocantins, Goiás e Mato Grosso, com uma meta para dobrar a produção em área irrigável, em 10 anos, sem derrubar uma árvore”, argumentou.

O governo deve solicitar apoio ao governo federal para a construção da Maternidade Dona Regina e ainda para um pacote de 35 mil habitações populares dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. A senadora intensifica gestões para que o governo federal viabilize a implantação da Hidrovia Tocantins.

Comentários (0)