Kátia Abreu integra comitiva de senadores em missão à COP 23 na Alemanha

A parlamentar faz parte da comitiva de senadores que representará o Brasil na maior rodada mundial de negociações sobre clima

Senadora Kátia Abreu
Descrição: Senadora Kátia Abreu Crédito: Divulgação

A senadora Kátia Abreu participará, de 12 a 16 de novembro, da 23ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 23), na Alemanha. A parlamentar faz parte da missão oficial de senadores que representará o Brasil na maior rodada mundial de negociações sobre clima.

 

A COP-23 será realizada na cidade alemã de Bonn e terá como desafio principal a implementação do Acordo de Paris, do qual a senadora Kátia Abreu foi relatora no Senado, em 2016. Os países signatários se comprometeram a conter o aumento da temperatura média global em menos de 2°C.

 

A comitiva de senadores levará ao debate pautas de interesse do Brasil, como políticas de estímulo à produção de biocombustíveis, controle do desmatamento na Amazônia, implementação do Código Florestal e Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC).

 

Kátia Abreu afirmou que iniciativas como a Conferência da ONU sobre o Clima tratam de temas geopolíticos de grande dimensão e despertam interesse não apenas de segmentos ambientais, mas também da agricultura, da indústria e do setor de serviços. Para a senadora, o Brasil tem muito do que se orgulhar em relação à expansão sustentável de sua agropecuária.

 

“Dos 851 milhões de hectares de extensão do Brasil, 517 milhões estão com vegetação nativa. Estamos abrindo mão de terras agricultáveis para a preservação do meio ambiente”, disse.

 

A senadora observou que, nos últimos 40 anos, não houve aumento significativo da área destinada à produção de alimentos. “Entretanto, nossa produção aumentou 220%, de 1,4 toneladas por hectare para 4,5 toneladas por hectare. O milagre se chama tecnologia”, afirmou.

 

Acordo de Paris

 

A senadora Kátia Abreu foi a relatora, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, do Acordo de Paris, aprovado pela Casa em 2016. Ela recomendou a ratificação do acordo, que estabelece que os 195 países signatários deverão apresentar regularmente ações de mitigação e adaptação à mudança do clima. O Brasil tem o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% em 2025, e 43%, em 2030.

Comentários (0)