Kátia palestra sobre o MATOPIBA durante semana de Ciência e Tecnologia em Gurupi

Na visita a Gurupi, além da palestra, a senadora falou sobre emendas destinadas a pesquisa mecatrônica e teve encontro com lideranças políticas

Senadora fala sobre os desafios do Matopiba em palestra
Descrição: Senadora fala sobre os desafios do Matopiba em palestra Crédito: Divulgação

A presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet), senadora Kátia Abreu, ministrou palestra nesta quinta-feira, 26, sobre os Desafios e Oportunidades do Matopiba, na 3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi, que ocorreu no Campus I da UnirG.

 

A senadora falou para universitários, empresários e autoridades locais sobre a criação do Matopiba, o qual é formado pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. “A região tem alto potencial de produção de alimentos e é considerada a última fronteira agrícola do mundo. Atualmente representa 10% da produção de grãos no Brasil, que hoje respondem por 9,4% de toda a safra de grãos brasileira”, informou Kátia.

 

Na ocasião, Kátia Abreu disse que recentemente, a convite da Universidade de Pequim participou do Fórum Desafio Brasil + China 2017, também para falar sobre o Matopiba. “Os asiáticos tem muito interesse no Matopiba, devido seu alto potencial de produção de alimentos e alta concentração de riqueza”.

 

A 3ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi foi promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia daquele município e organizada pela Unirg, UFT, IFTO, Governo do Tocantins, Sebrae e Sindicato Rural do município.

 

Também participaram do evento, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira e o deputado estadual, Paulo Mourão.

 

Emendas

 

Após a palestra, Kátia visitou estandes, na Arena de Robótica Espaço e Inovação, falou com alunos do Laboratório de Mecatrônica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Palmas. Para o Laboratório de Mecatrônica, a senadora viabilizou em 2011, R$ 1.751.300,00 em recursos, por meio de emenda parlamentar.

 

Considerada uma grande parceira do IFTO, Kátia Abreu reafirmou que o Tocantins não pode fugir da responsabilidade de proporcionar uma educação de qualidade para todos. O laboratório de Mecatrônica e Hospedagem do IFTO é um dos mais modernos e completos da região Norte, e possibilita que os alunos da instituição possam aprender, na prática, em um laboratório de última geração.

 

A senadora, também informou que destinou R$ 1 milhão em recursos para a construção de laboratórios de nutrição animal, nutrição vegetal e análise de alimentos em Gurupi, e defendeu que “é preciso transformar o Tocantins em um estado de base tecnológica, com estímulo a pesquisa e inovação”.

 

Eleições 2018

 

Kátia Abreu se reuniu com o prefeito de Formoso do Araguaia Wagner da Gráfica, que estava acompanhado da vice-prefeita Rosania Gama, do presidente da Câmara Municipal, vereador Josafá Paz, vereadores Robson Haritianã, Sebastião Coelho, Sandoval Costa, Felipe Souza e Guilherme Siriano. A parlamentar ouviu às demandas do município e discutiu estratégias que possam solucionar os problemas da cidade.

 

A senadora tem conversado com líderes e gestores de todo o estado, os quais têm apontados as principais dificuldades no que diz respeito à segurança pública, a saúde, educação, habitação, social dentre outras. Na ocasião, o prefeito Wagner da Gráfica, a vice-prefeita Rosania Gama e demais vereadores, declaram apoio irrestrito à pré-candidatura da senadora Kátia Abreu (PMDB) a Governo do Tocantins nas eleições do próximo ano. “Kátia têm experiências exitosas e como governadora pode reconstruir o Estado do Tocantins”, defendeu Wagner.

 

Comentários (0)