O deputado Marcelo Lelis, pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Verde, disse na manhã de hoje, durante reunião com lideranças políticas na cidade de Guaraí, que após quase 20 anos o Tocantins voltará a ter segundo turno mas eleições estaduais.
"Todas as pesquisas mostram que a eleição para o Governo deste ano terá segundo turno no Estado. Será a segunda vez que isso acontecerá no Tocantins. A primeira foi em 1990, quando Moisés Avelino disputou com Moisés Abraão o segundo turno", lembra Lelis.
Na eleição de 1990, tinham três candidaturas competitivas, a de Avelino, a de Abraão e a do ex-governador de Goiás, Ari Valadão. Isso acabou levando a eleição para o segundo turno. Lelis considera o quadro atual semelhante. "Acredito que teremos três ou quatro candidatos competitivos na eleição deste ano no Tocantins e que a candidatura do PV estará no segundo turno", afirma.
Para o deputado e pré-candidato do PV, esse quadro é uma demonstração de força da democracia no Tocantins. "Por muitos anos, o que tivemos foram eleições plebiscitarias, onde o poder era disputado por apenas duas composições eleitorais. O surgimento de novas forças políticas no Estado, amplifica o debate, traz ao processo uma pluralidade maior de idéias e oferece mais opções para a população de fazer escolhas melhores e fortalece a democracia", opina.
Diálogo
Marcelo Lelis diz que vem mantendo o diálogo com todos os partidos de oposição ao Governo para construir uma coligação forte para a eleição majoritária.
"As pesquisas apontam que as oposições no Estado estão muito fortes no processo, com a possibilidade, inclusive, de termos dois candidatos de oposição no segundo turno", observa Lelis.
Comentários (0)