Lelis acredita que eleição para governador no TO será decidida no segundo turno

Marcelo Lelis disse que, depois de quase 20 anos, eleição no Tocantins será decidida no segundo turno...

Lelis se reuniu com lideranças políticas
Descrição: Lelis se reuniu com lideranças políticas Crédito: T1 Notícias

O deputado Marcelo Lelis, pré-candidato ao Governo do Estado pelo Partido Verde, disse na manhã de hoje, durante reunião com lideranças políticas na cidade de Guaraí, que após quase 20 anos o Tocantins voltará a ter segundo turno mas eleições estaduais.

"Todas as pesquisas mostram que a eleição para o Governo deste ano terá segundo turno no Estado. Será a segunda vez que isso acontecerá no Tocantins. A primeira foi em 1990, quando Moisés Avelino disputou com Moisés Abraão o segundo turno", lembra Lelis.

Na eleição de 1990, tinham três candidaturas competitivas, a de Avelino, a de Abraão e a do ex-governador de Goiás, Ari Valadão. Isso acabou levando a eleição para o segundo turno. Lelis considera o quadro atual semelhante. "Acredito que teremos três ou quatro candidatos competitivos na eleição deste ano no Tocantins e que a candidatura do PV estará no segundo turno", afirma.

Para o deputado e pré-candidato do PV, esse quadro é uma demonstração de força da democracia no Tocantins. "Por muitos anos, o que tivemos foram eleições plebiscitarias, onde o poder era disputado por apenas duas composições eleitorais. O surgimento de novas forças políticas no Estado, amplifica o debate, traz ao processo uma pluralidade maior de idéias e oferece mais opções para a população de fazer escolhas melhores e fortalece a democracia", opina.

 

Diálogo 

Marcelo Lelis diz que vem mantendo o diálogo com todos os partidos de oposição ao Governo para construir uma coligação forte para a eleição majoritária. 

"As pesquisas apontam que as oposições no Estado estão muito fortes no processo, com a possibilidade, inclusive, de termos dois candidatos de oposição no segundo turno", observa Lelis.

 

Comentários (0)