O deputado estadual Marcelo Lelis (PV) solicitou por meio de requerimento, durante sessão ordinária na manhã desta terça-feira, 13, a inclusão do Tocantins no programa Estação Jovem do governo federal.
A Secretaria Nacional da Juventude lançou recentemente o programa Estação Jovem com o objetivo de promover a inclusão e emancipação dos jovens, com ampliação do acesso às políticas públicas, em parceria com estados e municípios. Porém, conforme o edital lançado, o Estado do Tocantins não foi incluído no programa. O Governo Federal entende que por fazer parte da região Amazônica “os meios de transporte mais utilizados são barcos e aviões e existem aeroportos em quase todos os municípios da região”.
O texto diz ainda que “o transporte por estradas só existe de verdade no sul e leste do Pará, no sul do Amazonas, entre os municípios mais próximos de Manaus e nos estados do Acre e Rondônia”.
Marcelo Lelis enfatiza no requerimento que o Tocantins tem todas as condições necessárias para sua inclusão nesse momento da implantação do programa. “Temos malha rodoviária suficiente para atendermos todos os municípios do estado de forma satisfatória, o Tocantins não possui aeroportos na maioria dos municípios e ainda não possuímos transporte fluvial conforme justifica o edital, ou seja, o referido programa não levou em consideração as especificidades do nosso Estado” reforçou Lelis. No pedido, Lelis requer que a medida seja encaminhada a Secretaria Geral da Presidência da República através da Secretaria Nacional da Juventude e a bancada federal do Tocantins no Senado e Congresso.
Abaixo-assinado a favor da inclusão
Por entender que a participação do Tocantins nesse programa é de fundamental importância para juventude tocantinense, Marcelo Lelis iniciou uma mobilização via internet a favor da inclusão do Tocantins no programa. O abaixo-assinado via internet pode ser acessado através do link:http://www.peticaopublica.com.
(Da assessoria)
Comentários (0)