Mais de 20 mil filiados do PT no Tocantins vão às urnas neste domingo, 6

Para a presidência do PT, embora complexo, o pleito será tranquilo; concorrem Chapa Municipal/Presidente Municipal, Chapa Estadual/Presidente Estadual, Chapa Nacional e Presidente Nacional

Da esq p/ dir e de cima para baixo: Nile, Jozafa, Luís Antônio, Itamar e Valdezo
Descrição: Da esq p/ dir e de cima para baixo: Nile, Jozafa, Luís Antônio, Itamar e Valdezo Crédito: Montagem T1 Notícias/Divulgação PT

Filiados e filiadas do Partido dos Trabalhadores (PT) participam neste domingo, 6, das 9 às 17 horas, do primeiro turno das eleições internas do Processo de Eleição Direta (PED) para escolha da chapa nacional e para a presidencia nacional; além dos presidentes e chapas dos diretórios estaduais e municipais. No Tocantins, concorrem à presidência do diretório estadual o Professor Nile William, Diego Montelo, Itamar Bandeira, Jozafa Ribeiro Maciel, Doutor Luís Antonio e Valdez de Sousa Lima Filho. 

 

A expectativa do presidente do Partido dos Trabalhadores do Estado do Tocantins (PT-TO), José Roberto Ribeiro Forzani, é de que haja uma grande votação no País e aqui no Tocantins e que, apesar da complexidade da eleição, pois os filiados vão votar para Chapa Municipal, Presidente Municipal, Chapa Estadual, Presidente Estadual, Chapa Nacional e Presidente Nacional, ela será tranquila. 

 

"Enquanto presidente do partido, trabalhei para garantir o espaço, para garantir a democracia. Esse tanto de candidatura e de chapa é a demonstração de que a democracia e a mobilização funciona no partido", disse Forzani ao atribuir o vigor do PT no Tocantins ao trabalho desenvolvido nos últimos sete anos de sua gestão. 

 

De acordo com ele, em 2017, quando assumiu a presidência do PT-TO, o partido tinha 9 mil filiados, hoje são 23 mil. Eram 40 diretórios, sem nenhum prefeito, 15 vereadores e nenhum deputado federal. "Nestes últimos anos, o PT elegeu no estado três deputados estaduais, um deputado federal e hoje temos 25 vereadores, três prefeitos e três vice-prefeitos", observa e acrescenta que o partido tem atualmente em torno de 118 municípios com diretoria e comissões provisórias. 

 

 

Como votar e quais os candidatos:

No estado, estão aptos a votar no pleito os trabalhadores e trabalhadoras que se filiaram até 28 de fevereiro. Os candidatos são: Professor Nile William, Diego Montelo, Itamar Bandeira, Jozafa Ribeiro Maciel, Doutor Luís Antonio e Valdez de Sousa Lima Filho. 

 

Na Capital, os candidatos ao diretório metropolitano do partido são Professora Rosimar,  Naiara de Luta e Tony Vinicius. 

 

Em Palmas, a votação acontecerá em dois lugares: na Assembleia Legislativa do Tocantins e na Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo, na Rua 22, Jardim Aureny III. No interior, a votação deve acontecer nas Câmaras Municipais ou na sede dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais. Consulte aqui o local de votação. 

 

Nacional

Estão concorrendo à presidência nacional do partido os seguintes candidatos: Edinho Silva (nº 180), Romênio Pereira (nº 150), Rui Falcão (nº 130) e Valter Pomar (nº 120).

 

Consulta local e situação do filiado (a)

Para facilitar a participação no Processo de Eleição Direta (PED 2025), o Partido dos Trabalhadores disponibiliza na internet um site para a consulta sobre a situação de cada filiado ou filiada e também o seu respectivo local de votação no dia da eleição.

 

Filiados e filiadas podem acessar o site para saber se está apto(a) a votar e também conhecer o local onde irá votar.

Comentários (0)