Mais de um milhão de tocantinenses escolhem neste domingo, 6, seus representantes

As urnas eletrônicas estão sendo montadas neste sábado, 5, em 910 locais; pleito acontece das 8 às 17 horas

Crédito: Divulgação TRE/TO

Neste domingo, 6, e na plenitude do exerício democrático, os 1.171.342 eleitores tocantinenses estão prontos para as Eleições Municipais 2024 para escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que estão na disputa. As urnas eletrônicas estarão disponíveis nas 4.339 seções eleitorais para recepcionar os votos das 8 às 17 horas.

 

Neste sábado, 5, estão sendo montadas as mais de quatro mil urnas eletrônicas em 910 locais.Em Palmas, são 85 locais de votação com 632 seções eleitorais sendo instaladas neste sábado.


Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou certificado de reservista. O uso do aplicativo e-Título também é permitido. Os documentos podem estar vencidos, desde que legíveis.


Os eleitores podem consultar o local de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo e-Título. Vale lembrar que não haverá votação em trânsito, ou seja, apenas quem estiver no município onde é registrado poderá votar.


Justificativa de ausência
Quem estiver impossibilitado de votar pode justificar a ausência no dia do pleito pelo aplicativo e-Título ou nos pontos físicos disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A justificativa também pode ser feita após as eleições, mediante a entrega de um formulário no cartório eleitoral.


Como votar
Ao se dirigir à urna, o eleitor primeiro deverá votar para vereador, digitando cinco números (os dois primeiros correspondem ao partido e os três seguintes ao candidato). Em seguida, deverá votar para prefeito, escolhendo dois números. Ao confirmar, a urna exibirá as fotos, números e nomes do candidato e vice.


O que pode e o que não pode no dia da eleição 
Durante o processo, é proibido o uso de celulares e outros aparelhos que comprometam o sigilo do voto. Para facilitar, o eleitor pode levar os números de seus candidatos anotados em um papel, conhecido como "colinha". Crianças não podem entrar na cabine de votação, exceto aquelas de colo.


É permitido o uso de camisetas, bottons e adesivos com referências aos candidatos, desde que as manifestações sejam silenciosas e individuais.


Preferência de fila
Idosos, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e eleitores com crianças de colo têm prioridade na fila de votação. Eleitores com mais de 80 anos têm preferência sobre os demais.


Transporte gratuito
Pela primeira vez, será oferecido transporte coletivo gratuito no dia da eleição, tanto municipal quanto intermunicipal, para garantir que todos possam exercer seu direito de voto, independentemente da localização ou condição econômica.


2º turno e acompanhamento de resultados
Caso nenhum candidato a prefeito atinja mais de 50% dos votos válidos, um segundo turno será realizado no dia 27 de outubro, nas cidades com mais de 200 mil eleitores. Os resultados podem ser acompanhados pelo site do TRE-TO ou pelos aplicativos “Resultados” e “Boletim na Mão”, disponíveis para Android

Comentários (0)