Mantoan homenageia mulheres da política: Maria da Balsa e Maria Teresa

Maria da Balsa foi primeira a ocupar uma cadeira na Câmara de Palmas e também a primeira mulher a assumir a presidência da Casa. Maria Teresa foi a primeira diretora de ação social do Tocantins.

Crédito: Mirdad

Fechando as homenagens ao Dia da Mulher, nesta quinta-feira (9) a Assembleia Legislativa realizou sessão solene para a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeiro da Silva, em reconhecimento aos trabalhos prestados em prol das mulheres.

 

O plenário foi aberto para receber os parlamentares e suas convidadas de honra. O deputado Eduardo Mantoan foi acompanhado de duas grandes mulheres da política tocantinense: Maria da Balsa e Maria Teresa Rocha.

 

A esposa do deputado e prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, foi uma das autoridades presentes e mencionou em seu discurso a importância de possibilitar a ascensão feminina aos espaços de poder. “Agradeço a oportunidade de discutir políticas públicas para as mulheres como os projetos de lei apresentados pelo Eduardo ontem, no Dia da Mulher. Um deles foi sobre a garantia de licença-maternidade para presidente desta Casa de Leis, nossas deputadas, governadora e vice-governadora do Estado. Por mais que sejamos abraças pela Constituição federal e exista um projeto de emenda constitucional da deputada Clarissa Garotinho em trâmite desde 2019, ela estava em licença-maternidade e via no painel da Câmara Federal as faltas sendo computadas. Isso porque as parlamentares têm garantias apenas para problemas de saúde. Mas desde quando pós-parto e gravidez são doenças? Nós estamos gerando vidas! Eu mesma criei e amamentei um pequeninho dividindo os espaços da prefeitura de Palmas com tantas outras mulheres”, disse a prefeita.

 

Por isso, uma das propostas que o deputado quer garantir a nível estadual é a licença-maternidade para as detentoras de mandato, que ele vê na condição de advogado, intérprete da lei, como diferente dos direitos já adquiridos das servidoras regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

 

Nessa quarta-feira, o deputado Eduardo Mantoan apresentou proposta de alteração do texto da Constituição do Estado. A PEC traz a possibilidade de licença-maternidade para mulheres no exercício dos mandatos eletivos nos poderes executivo e legislativo.

 

“Minha luta na Assembleia será por melhores condições de saúde para todas as mulheres tocantinenses. Especialmente, no cuidado com as gestantes, sua assistência do pré-natal ao parto”, garantiu o deputado.

 

Saiba quem são as homenageadas do deputado Mantoan

 

Maria da Balsa foi a primeira a ocupar uma cadeira na Câmara de Palmas e também a primeira mulher a assumir a presidência da Casa. Além disso foi parteira, auxiliar de enfermagem e professora na zona rural durante 17 anos. Uma líder nata, nascida na antiga Lagoinha, onde hoje fica entre o povoado Móia e Luzimangues, Dona Maria sempre gostou de servir.

 

Maria Teresa Rocha era professora e deixou a secretaria de educação do Distrito Federal para aceitar o convite do governador Siqueira Campos, a quem considera um irmão. Está desde 1989 nesta terra, viu o Estado nascer e se tornar o que é hoje. Foi a primeira diretora de ação social do Tocantins e nunca mais parou de ajudar quem mais precisa.

 

“É sempre importante reconhecer e valorizar as mulheres pioneiras na política. Fico muito feliz em poder contar com o apoio delas que foram e são fundamentais para a construção da história do nosso Estado”, afirmou Mantoan.

 

Comentários (0)