O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) protocolou, em regime de urgência, hoje, 9, um requerimento solicitando ao Governo do Tocantins que sejam intensificadas as ações preventivas à depressão e ao suicídio entre policiais militares, civis, bombeiros e agentes prisionais.
Mantoan destacou que estes profissionais atuam sob forte pressão, enfrentando diariamente situações de violência, estresse e desgaste emocional. “Essa rotina impacta diretamente na saúde mental destes trabalhadores, aumentando os índices de depressão e ansiedade. É fundamental que o Estado ofereça suporte e políticas públicas eficazes para a proteção destes servidores”.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, mesmo com a redução de mortes violentas entre policiais nos últimos anos, o número de suicídios ainda preocupa. Em 2024, foram registrados 126 casos de policiais no Brasil, número que se aproxima das mortes ocorridas em confrontos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que até 90% dos casos de suicídio poderiam ser evitados com acompanhamento psicológico, suporte psicossocial e políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental.
O parlamentar acredita que o Tocantins precisa investir em programas permanentes de prevenção, como capacitações em saúde emocional, atendimento especializado e campanhas de valorização da vida. “O cuidado com a saúde mental dos profissionais da segurança não é apenas uma questão humanitária. Estaremos assim promovendo a valorização daqueles que dedicam suas vidas à defesa da população”.
Comentários (0)