Mantoan quer curso de inclusão digital e política pública de educação tecnológica

Pedido de criação do curso foi protolocado pelo parlamentar junto à Escola do Legislativo do Tocantins

Crédito: Sílvio Santos/Dicom Aleto

Com o objetivo de ampliar a inclusão digital da população idosa, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) protocolou um pedido para a criação de um curso na Escola do Legislativo do Tocantins. A iniciativa pretende oferecer capacitação no uso de tecnologias, promovendo mais autonomia e conectividade para este público.

 

“A tecnologia tem um papel fundamental na inclusão social e é essencial que os idosos tenham acesso ao conhecimento necessário para utilizá-la em seu dia a dia. Muitos enfrentam dificuldades para acessar serviços bancários, se comunicar com familiares ou até mesmo acompanhar notícias. Este curso será uma ponte para reduzir essa barreira”, destacou o deputado.

 

O parlamentar reforçou a importância da Escola do Legislativo como um espaço de aprendizado voltado para a cidadania e inclusão. “Caso aprovado, o curso poderá beneficiar centenas de idosos em todo o Tocantins, contribuindo para sua independência digital e participação mais ativa na sociedade”, finalizou Mantoan.

 

Mudança na lei

Na mesma sessão, o parlamentar apresentou Projeto de Lei que altera a Lei nº 3.771, de 11 de janeiro de 2021, que estabelece a política pública de incentivo e educação tecnológica para a terceira idade, denominada “Terceira Digital”, no Estado. A mudança é para promover a educação dos idosos em situação de vulnerabilidade social sobre as novas tecnologias digitais.

Comentários (0)