O deputado estadual Marcelo Lelis (PV) informou ao T1 Notícias que vai impetrar uma ação pedindo a cassação do mandato do governador eleito no processo de eleição indireta, Sandoval Cardoso. O T1 Notícias já havia informado que o deputado e o pré-candidato do PT, Paulo Mourão, entrariam com uma ação em Brasília em matéria publicada recentemente.
Acontece que, conforme esclareceu Lelis, as etapas devem ser seguidas e primeiro ele deve entrar com o pedido de cassação no âmbito da Justiça estadual para depois, caso não seja atendido no Tocantins, recorrer à Justiça Federal.
“A primeira ação nossa que foi impetrada aqui antes da eleição indireta pediu que a sessão fosse adiada, devido o aceite da mesa diretora do candidato Sandoval Cardoso, que não tinha um ano de filiação, mas não foi aceita”, lembrou Marcelo Lelis ao informar que o pedido deve ser protocolado Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e no Tribunal de Justiça (TJ).
“Será um novo mandado de segurança pedindo a cassação do mandado do Sandoval Cardoso. Isso faz parte de uma etapa para depois ir para Brasília, ao STJ [Supremo Tribunal de Justiça]”, explicou.
Lelis afirmou que, no momento, está juntando a documentação necessária para entrar com a ação, mas destacou que isso pode acontecer já nos próximos dias. Ele informou ainda que o PT e o PV, assim como na ação anterior, devem impetrar o pedido como agentes principais. “Eu vou me reunir com o presidente do PT para tratar disso, mas acredito que os dois entrarão como agentes principais”. O parlamentar justificou que a atitude “é a busca do cumprimento da legislação".
Saiba mais:
Lelis e Paulo Mourão entram com mandado de segurança para impedir indireta
Comentários (0)