Marilon Barbosa é eleito presidente da Câmara de Palmas

Eleição foi marcada por clima tenso; Folha chegou a protocolar um pedido de impugnação da chapa de Marilon e alegou que a inscrição do grupo ocorreu antes da posse, o que vai contra as regras da Casa

Crédito: Divulgação

Durante a sessão de posse da 10ª Legislatura, realizada nesta quarta-feira, dia 1º de janeiro de 2025, Marilon Barbosa foi eleito presidente da Câmara Municipal de Palmas, com 12 votos. A composição da nova Mesa Diretora também incluiu Marcos Júnior (PL), como vice-presidente com 14 votos; Thiago Borges (PL), como 1º secretário com 12 votos; Wilton do Zé Branquim (PP), como 2º secretário com 13 votos; e Vinícius Pires (Republicanos), como 3º secretário com 14 votos.

 

"A gente tem que honrar pessoas que nos honram. Juntos, vamos fazer desta Casa um espaço onde o vereador terá voz, o povo terá voz, e onde a democracia será aplicada de forma flexível e eficiente", afirmou Marilon. Ele também agradeceu o apoio do irmão, governador Wanderlei Barbosa, o senador Eduardo Gomes, o deputado federal Eli Borges, o deputado estadual Leo Barbosa, além de sua equipe de trabalho e familiares.

 

O vereador José do Lago Folha Filho, que tentava a reeleição à presidência, recebeu 11 votos, em um processo eleitoral marcado por tensões entre os parlamentares. Antes do pleito, Folha protocolou um pedido de impugnação da chapa de Marilon, alegando que sua inscrição teria ocorrido antes da posse formal dos vereadores, em desacordo com o Regimento Interno da Casa.

 

Rubens Uchoa rebateu as alegações, afirmando que a tentativa de anular a eleição da Mesa Diretora era uma estratégia de adversários que, segundo ele, “não tinham votos suficientes para ganhar e queriam ganhar no tapetão”.

 

O ex-prefeito Carlos Amastha, ao comentar o caso durante a sessão, indicou que a disputa pode ter desdobramentos jurídicos. “Se o processo continuar, vai ser judicializado”, disse.

Comentários (0)