Miranda determina redução de cargos e deve anunciar 12 secretários esta semana

Pastas da Segurança Pública, Saúde e Secom já estariam com nomes definidos. Fazenda, Educação e Setas têm nomes fortes ventilados nos bastidores. Primeira lista deve ser anunciada até sexta-feira

Miranda deve anunciar primeiros secretários
Descrição: Miranda deve anunciar primeiros secretários Crédito: T1 Noticias

O governador Marcelo Miranda(PMDB) deve anunciar esta semana uma relação parcial do seu secretariado, conforme apurou o T1 Notícias junto a fontes próximas do governador nos últimos dias. Em retorno ao portal, por telefone, o eleito cconfirmou que fará o anúncio, possivelmente na sexta-feira.

 

Trabalhando numa reforma que reduzirá o número de pastas, fundindo áreas afins, Miranda já teria determinou à equipe de transição que elimine entre o primeiro e segundo escalões algo em torno de 40 cargos.

 

De 74 cargos de secretários e superintendentes, devem restar algo em torno de 25 apenas.

 

Falando por telefone ao T1 Notícias no final da manhã,o governador eleito confirmou que fará um anúncio parcial esta semana. "Devo fazer sexta-feira, ou no mais tardar no sábado", disse ele, que acerta com sua assessoria de comunicação a data e local para o anúncio.

 

"É nosso interesse fazer a reforma administrativa. Atualmente, criadas, nós temos 34 secretarias, mas no total, ocupadas ou não chega a 61 pastas", afirmou o governador eleito. Segundo Miranda, são pastas como a Secretaria de Promoção Cultural (a que foi criada para o cantor Rick, ainda pelo ex-governador Siqueira Campos), Secretaria de Gestão Hospitalar (que foi ocupada por Raimundo Boi), Secretaria de Assuntos Legislativos junto ao Congresso Nacional, entre outras. São cerca de 13 pastas sem nenhuma outra estrutura além do cargo de secretário, boa parte delas sem titular atualmente.

 

"Não temos dinheiro para isto. É preciso reduzir pelo menos pela metade", afirma categoricamente Marcelo. O governador eleito preferiu não antecipar os nomes a serem anunciados, mas confirmou que já convidou alguns companheiros com quem tem conversado.

 

Saúde, Segurança e Educação entre os primeiros

 

Nos bastidores a informação é que as pastas que formam o tripé do governo deverão ser anunciadas primeiro. Para a Saúde está cotado o ex-secretário municipal de Palmas, Samuel Bonilha. Para Segurança Hebert Buti, que comanda a comissão de transição. Na Educação circulou o nome de Mila Jaber, do Sebrae, que negou ao Portal recentemente qualquer conversa com o governador eleito neste sentido.

 

Para a Fazenda fala-se no ex-secretário do Estado e da capital, Adjair de Lima, que atuou como conselheiro na campanha.

 

Para a Setas, diferente do que foi ventilado pela imprensa goiana, o nome deve ser da cota da primeira dama Dulce Miranda, eleita deputada federal. A Tenente Coronel Patrícia, que disputou vaga para deputada estadual é um dos nomes ventilados.

 

Na Comunicação, o governador deve atender indicação do marqueteiro da campanha, Marcus Vinícius e nomear o jornalista Rogério Silva, que atuou no vídeo durante a campanha, no programa eleitoral da TV.

 

Sem parentes no governo

 

A correligionários próximos, Miranda tem dito que assumirá integralmente a responsabilidade na formação de sua equipe, atendendo na medida do possível as demandas dos partidos que lhe deram sustentação, mas fazendo as escolhas que considera acertadas.

 

Um aspecto importante decidido pelo governador eleito, é que não nomeará parentes para o secretariado. Desta forma, tanto o pai, ex-secretário, Brito Miranda, quando o tio, Luiz Antonio da Rocha, não devem integrar a equipe.

 

Miranda está em viagem desde o final de semana, mas é aguardado de volta à Palmas ainda nesta terça-feira, 2.

 

(Atualizada após entrevista por telefone, às 10h59)

Comentários (0)