Miranda muda planos, retorna ao Tocantins e chama reunião com grupo gestor

A aguardada reforma administrativa com anúncio da troca dos secretários de pastas como Saúde, Fazenda e Educacão deve ser anunciada essa semana. Governador muda planos e volta ao TO

Governador Marcelo Miranda
Descrição: Governador Marcelo Miranda Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O governador Marcelo Miranda (PMDB) retorna de Brasília, onde se reuniu mais cedo com o vice-presidente Michel Temer(PMDB) e  já chamou reunião com o grupo gestor para o final da tarde de hoje, antes de fazer viagem de férias com a família fora do Estado. Conforme fontes do próprio governo o governador mudou os planos e fará uma viagem mais curta do que o programado inicialmente, que seriam 10 dias fora do Estado. Nesta reunião o governador definirá quando fará o anúncio da reforma entre outras medidas.

 

Nos bastidores, o T1 Notícias apurou que pelo menos duas pastas podem ser ocupadas por quadros técnicos de fora do Estado: Sefaz e Sesau. No caso da Secretaria da Fazenda, o nome sondado pelo governador é ligado ao staff do governador goiano Marconi Perillo e servidor de carreira do Tesouro Nacional. Na Saúde, permanecem as informações de convite feito a um ex-secretário do governo do Rio de Janeiro.

 

Também nos bastidores, a informação é de que o governo não fará terceirização dos serviços de saúde neste começo de ano, mas estuda fazê-la nos próximos meses.

 

Fusões e substituições

Ocupada interinamente pelo procurador geral do Estado, Sérgio do Vale, a Secretaria de Indústria e Comércio pode ser fundida a outra pasta no novo anúncio de nomes. O nome ventilado com mais força nos bastidores até então era o do empresário José Carneiro, da Frango Norte, de Paraíso. Com a possibilidade de fusão da pasta, o perfil do gestor pode mudar também.

 

Entre as pastas que podem ter o titular substituído estaria também o Igeprev, cujo titular, Jacques Silva tem dado entrevistas apontando o déficit dos cofres do instituto a médio prazo para arcar com as aposentadorias que o próprio governo estimula os servidores a pedirem, através da Secad.

 

Fontes do T1 afirmam também que devem acontecer mudanças ainda no Itertins e na Secretaria da Agricultura. A secretaria de Esporte deve ser transformada numa Superintendência e fundida com a Educação, pasta que também deve passar por mudanças no seu comando, conforme informações de bastidores.

 

Com as fusões, o governo espera economizar em estruturas comuns às pastas fundidas, a exemplo das áreas administrativa, financeira e de RH, provocando enxugamento de cargos.

 

Marcelo Miranda já havia adiantado em entrevista exclusiva ao portal que o governo entra o mês de fevereiro com a estrutura modificada e com os novos nomes da equipe de trabalho anunciados.

(Atualizada às 16h44)

Comentários (0)