Missões de Observação Nacional acompanham 2º turno das eleições no Tocantins

Quatro instituições foram credenciadas junto ao TSE para participação no pleito.

Crédito: Divulgação/Ascom TRE-TO

O 2º turno das Eleições de 2022 no Tocantins contará com a atuação de quatro Missões de Observação Nacional (MOE). As instituições credenciadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acompanham as diversas fases do processo, incluindo o dia da votação.

 

A ONG Transparência Eleitoral Brasil, a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e a Faculdade de Direito de Vitória têm representantes com atuação no Tocantins para a ação que visa ampliar a transparência do pleito e contribuir para o aperfeiçoamento do processo eleitoral.

 

O advogado João Vitor Borges Paulino, voluntário da ONG Transparência Eleitoral Brasil, esteve no Tocantins na última quinta-feira (20/10). Além de ser reunir com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, ele acompanhou de perto a realização da Cerimônia Pública de Geração de Mídias, Preparação e Verificação das Urnas no cartório da 5ª Zona Eleitoral e teve a oportunidade de visitar escolas que funcionam como local de votação na Aldeia Funil, em Tocantínia.

 

“Muito feliz em participar dessa Missão de Observação e só temos elogios porque é um desafio sobre-humano, a parte de logística, principalmente, em distribuir as urnas nos locais mais remotos, mais complexos de chegar e de fazer chegar o voto; então temos que valorizar. Quem faz a Justiça Eleitoral são os seus servidores e essa abertura que estão nos dando permite entendermos o processo eleitoral do início ao fim”, avaliou o observador. 

 

A ONG Transparência Eleitoral Brasil está participando das Eleições 2022 com 94 observadores, presentes em todos os estados e em nove locais de votação do exterior. No Tocantins, dois observadores estiveram acompanhando as ações da Justiça Eleitoral no 1º e 2º turno.

 

Saiba mais sobre as Missões de Observação Eleitoral.

Comentários (0)