Morre Antônio Caires, prefeito de Augustinópolis e irmão do presidente da Aleto

Por meio de nota encaminhada à imprensa, Cayres lamentou a morte do irmão. Outras notas também foram encaminhadas. Entre elas, a do governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos)

Crédito: Divulgação

Morreu na madrugada desta quinta-feira, 23, em Brasília (DF), o prefeito de Augustinópolis, Antônio Caires de Almeida (Republicanos), mais conhecido como o Antônio do Bar. O prefeito, segundo sua assessoria, estava em tratamento na Capital federal, mas já estava com a saúde debilitada. Antônio do Bar, 75 anos, é irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos). 

 

Por meio de nota encaminhada à imprensa, Cayres lamentou a morte do irmão. Outras notas também foram encaminhadas. Entre elas, a do governador afastado Wanderlei Barbosa (Republicanos), do deputado federal Ricardo Ayres; e deputados estaduais e ATM. Confira abaixo:

 

 

 

Nota de Pesar

A Assembleia Legislativa do Tocantins manifesta profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres de Almeida (o Antônio do Bar), ocorrido em Brasília, nesta madrugada.



Antônio do Bar deixa um legado marcante na história política e social do Tocantins. Homem público dedicado, exercia o sexto mandato de prefeito de Augustinópolis, conduzindo com compromisso e espírito republicano o desenvolvimento do município e de toda a região do Bico do Papagaio.



Neste momento de dor, o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, irmão do prefeito, os demais parlamentares e servidores desta Casa de Leis se unem em solidariedade à família enlutada, aos amigos e à população de Augustinópolis, expressando os mais sinceros sentimentos de pesar.



Que Deus conforte os familiares e amigos e conceda ao estimado Antônio do Bar o merecido descanso eterno.



Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins
Amélio Cayres - Presidente

 

 

NOTA DE PESAR - Antônio do Bar

É com um grande pesar em meu coração que noticio o falecimento de um dos homens que mais admirei em toda a minha vida, um grande líder político, meu irmão e amigo, Antônio do Bar.

Atualmente prefeito da nossa querida Augustinópolis, ele partiu na madrugada desta quinta-feira, 23, aos 75 anos, deixando família, amigos e toda a comunidade inconsoláveis.

Como um de meus irmãos mais velhos, tenho a honra de dizer que Antônio do Bar não só me ensinou sobre a vida, mas também foi meu grande líder político. Sempre tratou cada pessoa com estima, me ensinando que representar o povo significa trocar de lugar com cada pessoa para entender a necessidade da população. Ele me ensinou a fazer o certo, independente do lugar e da ocasião.

Com seu jeito simples e humilde, foi eleito prefeito de Augustinópolis por seis mandatos, transformando a nossa “princesinha do Bico” em uma cidade bem cuidada e com qualidade de vida, se consolidando, assim, como um político conhecido e respeitado não só no Bico do Papagaio, mas em todo o Tocantins.

Hoje eu perco não só um irmão, mas uma das minhas maiores referências de vida. Agradeço a todos pelas condolências e apoio nestes últimos momentos de vida, uma vez que meu irmão estava passando por tratamento em Brasília (DF), mas faleceu em decorrência de uma saúde debilitada. 

 

Também presto minha mais sincera solidariedade à esposa de Antônio, minha cunhada Deijanira Almeida, além de seus dois filhos e seis netos. Que Deus nos conforte na certeza de que Antônio do Bar deixou um legado inestimável e estará para sempre em nossas lembranças e ações.

Amélio Cayres
Irmão do prefeito Antônio do Bar e presidente da Aleto

 

Nota de Pesar

Recebi com grande tristeza a notícia do falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio do Bar, uma das lideranças mais queridas e respeitadas do nosso Tocantins.

Seu Antônio, como eu costumava chamá-lo, sempre foi um homem simples, dedicado e apaixonado pela sua cidade. Sempre nos recebeu com muito carinho e atenção, sendo um grande parceiro de trabalho do nosso governo em prol da população de Augustinópolis e de todo o Bico do Papagaio. Deixa um legado de trabalho, amizade e compromisso com o seu povo.

Meus sentimentos à esposa, Dona Deija, aos irmãos, entre eles o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Amélio Cayres, aos filhos e a todos os familiares e amigos. Estendo também meus sentimentos a toda a população de Augustinópolis, que perde hoje o maior nome político de sua história.

Que Deus conforte o coração de todos neste momento de dor e dê forças para enfrentar essa perda tão difícil.

Descanse em paz, Antônio do Bar. Seu exemplo e sua história ficarão marcados para sempre.

Wanderlei Barbosa
Governador

 

 

Nota de Pesar

Com profundo pesar, recebemos a notícia da partida do prefeito Antônio do Bar, que estava em seu sexto mandato à frente de Augustinópolis. Líder dedicado e exemplo de amor ao Tocantins, um dos maiores amigos de Siqueira Campos, ele deixa um legado de trabalho, simplicidade e compromisso com seu povo.

Nossa solidariedade à esposa dona Déja, aos filhos, netos, ao presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, e a toda a família.

Que Deus conforte a todos neste momento de dor.

Eduardo Siqueira Campos
Prefeito de Palmas

 

Nota de Pesar


A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Big Jow, manifesta profundo pesar pelo falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres de Almeida, carinhosamente conhecido como Antônio do Bar, ocorrido nesta quinta-feira, 23 de outubro, em Brasília.

Aos 75 anos, Antônio do Bar parte deixando um legado de liderança, trabalho e compromisso com o desenvolvimento do Tocantins, especialmente da região do Bico do Papagaio, onde se destacou como uma das figuras públicas mais respeitadas e queridas. Sua trajetória é marcada pela dedicação à comunidade e pela transformação de vidas por meio da gestão pública e da cidadania.

Antônio do Bar exerceu seis mandatos como prefeito de Augustinópolis (TO), sendo uma das lideranças mais longevas e respeitadas da política tocantinense.

Neste momento de dor, a ATM expressa solidariedade à família, em especial ao presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres, irmão do prefeito, aos demais familiares, amigos e à população de Augustinópolis.

Que Deus conforte a todos e que o legado de Antônio do Bar permaneça como exemplo de amor ao povo e ao Tocantins.


Big Jow - Presidente

 

 

Nota de Pesar

Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres, conhecido como Antônio do Bar.

Figura marcante na política tocantinense, Antônio exerceu seis mandatos como prefeito e teve papel importante no fortalecimento da região do Bico do Papagaio, deixando sua contribuição para o desenvolvimento do Tocantins.

Manifesto minha solidariedade aos familiares, em especial ao deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres, e à dona Deija, esposa dedicada que agora se despede de seu companheiro de vida. Que Deus conceda consolo e força a todos.

Ricardo Ayres
Deputado Federal

 

 

Nota de Pesar

O Tocantins perdeu um dos seus grandes líderes da região do Bico do Papagaio. Morreu, aos 75 anos, o prefeito de Augustinópolis, Antônio do Bar, irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres.

Homem público de longa trajetória no nosso Estado, advoguei para o meu amigo, Antônio do Bar, que dedicou sua vida ao desenvolvimento da região norte. Sua vida ficará na história do povo tocantinense. 

Neste momento de dor, expresso meus mais sinceros sentimentos ao amigo, deputado Amélio Cayres, aos familiares e a toda população de Augustinópolis, rogando a Deus que conceda consolo e força a todos.

Eduardo Mantoan
Deputado Estadual

 

Nota de Pesar

É com imensa tristeza que recebo a notícia da partida do prefeito de Augustinópolis Antônio do Bar, 75 anos. Antônio foi mais que um amigo, foi uma figura de fundamental importância, um irmão que me acolheu em 1984, em Augustinópolis, no seio de sua família, no tempo em que morei na cidade.

 

O Tocantins perde um nome de grande relevância na região do Bico do Papagaio, um dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento de Augustinópolis, cidade que teve o privilégio de administrar por seis vezes. Seu legado de dedicação e trabalho pela região é inestimável.

 

Neste momento de profundo pesar, em nome do companheiro de parlamento e amigo, deputado Amélio Cayres, estendo meus votos de solidariedade e conforto à sua esposa Deijanira, seus dois filhos e netos, familiares, amigos e à população local. Que Deus conforte a todos.

 

Deputado Vilmar

 

 

Nota de Pesar 

 

Palmas – TO, 23 de outubro de 2025.

 

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) manifesta publicamente seu pesar pelo falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres, ocorrido nesta quinta-feira, 23, em decorrência de problemas de saúde. Antônio do Bar, como era conhecido, era irmão do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, deputado estadual Amélio Cayres, a quem enviamos condolências.  

 

A Instituição reconhece em Antônio Cayres um parceiro importante, destacando seu apoio essencial para a implantação da sede própria da Defensoria Pública em Augustinópolis por meio do projeto Econúcleos, o que viabilizou mais qualidade no acesso à Justiça para a população do Município e região. 

 

Em outras atividades da Defensoria Pública, como ações do programa Defensoria Itinerante, a Prefeitura de Augustinópolis também se fez presente como apoiadora, demonstrando o respeito de Antônio Cayres para com a Instituição e as pessoas assistidas. 

 

Nesse momento de tristeza para toda a família de Antônio Cayres e do deputado Amélio Cayres, além de amigos e população de Augustinópolis, toda a nossa solidariedade.

 

 

Defensoria Pública do Estado do Tocantins

 

Nota de Pesar 

Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do prefeito de Augustinópolis, Antônio Cayres de Almeida (Republicanos), o Antônio do Bar, aos 75 anos, ocorrido na madrugada desta quinta-feira, 23. Ele estava com a saúde fragilizada e realizava tratamento médico em Brasília (DF).

Conhecido carinhosamente como Antônio do Bar, o apelido surgiu por ter administrado um comércio do ramo, que se tornou um ponto de encontro marcante na cidade.

Antônio era irmão do atual presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres.

Natural de Érico Cardoso (BA), Antônio do Bar mudou-se para Augustinópolis em 1977. Aos 38 anos, iniciou sua trajetória política, sendo eleito prefeito por seis mandatos consecutivos, tornando-se reconhecido por sua simplicidade, proximidade com o povo e influência em toda a região do Bico do Papagaio.

Seu legado vai muito além da política: ele contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de Augustinópolis, deixando obras e conquistas que marcaram a história do município, como a construção de escolas, postos de saúde, pavimentação de ruas, praças e um estádio de futebol.

Antônio deixa a esposa, Deijanira de Almeida Pereira (Dona Deija), dois filhos e seis netos. A família informou que o velório ocorrerá em sua residência, localizada na Rua Presidente Kennedy, em Augustinópolis (TO).

Neste momento de dor, expresso minha solidariedade ao presidente Amélio, aos familiares e amigos, pedindo a Deus que conforte seus corações.

Marcus Marcelo Barros
Deputado Estadual
 

Comentários (0)