Morre Totó Cavalcante, ex-deputado participante na criação do Estado, aos 76 anos

O velório está previsto para ocorrer no início da tarde desta quarta-feira no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.

Crédito: Divulgação

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, 17, em Palmas, o ex-deputado estadual, advogado, professor e político brasileiro, Totó Cavalcante, importante figura na luta pela criação e consolidação do Tocantins, aos 76 anos. A informação foi confirmada pela Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), através de nota.

 

Natural de Corrente, Piauí, José Antônio Totó Ayres Cavalcante dedicou sua vida ao desenvolvimento e consolidação do Estado, desde os tempos em que lutava como estudante e advogado até assumir importantes posições políticas, como deputado estadual e senador da República.

 

Em nota, a Assembleia lamentou a perda e afirmou que "sua contribuição foi fundamental para que o Tocantins se tornasse uma realidade, lutando bravamente pelos interesses da região Norte goiana e, posteriormente, do Estado do Tocantins. Totó Cavalcante deixou um importante legado, não apenas na política, mas também na comunicação, ao fundar a Rádio Independência do Tocantins, que se tornou um marco na história da nossa comunicação".

 

O velório está previsto para ocorrer no início da tarde desta quarta-feira no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas.

 

Nota de Pesar - Governador Wanderlei Barbosa

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, decreta oficialmente três dias de luto em todo o território tocantinense pela morte do ex-senador, deputado e secretário de Estado, Totó Cavalcante. O velório da figura emblemática na história e na luta pela criação do Estado do Tocantins será realizado no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos nesta quarta-feira, 17 de julho.

"É com imenso pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do pioneiro do nosso querido Tocantins, Totó Cavalcante. Ele foi um líder dedicado e comprometido com o desenvolvimento do Estado, deixando um legado significativo na política e na vida do nosso povo. Neste momento de dor, expresso minhas sinceras condolências à família e amigos de Totó Cavalcante”, declarou o governador Wanderlei Barbosa.

José Antônio Totó Ayres Cavalcante era natural de Corrente, Piauí, atuou como advogado e professor. Iniciou sua trajetória na política ainda nos anos 80, no estado de Goiás, onde foi eleito como deputado estadual por dois mandatos. No ano de 1994 foi primeiro suplente ao senado, chegando a assumir o mandato de forma temporária.

Totó Cavalcante foi uma figura emblemática na política tocantinense, teve um papel crucial na criação do estado do Tocantins, incluindo sua participação em uma greve de fome junto ao deputado Siqueira Campos. O político era reconhecido por sua habilidade de articulação e seu compromisso com as causas sociais, chegou a atuar na gestão estadual como secretário do Governo do Tocantins, em 2010.

 

Nota de Pesar - Deputado Ricardo Ayres

 

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Antônio Totó Ayres Cavalcante, conhecido como Totó Cavalcante, um pioneiro tocantinense, ex-deputado estadual e senador, e um dos grandes líderes na luta pela criação do Estado do Tocantins.

Além de líder político, Totó Cavalcante foi um advogado e professor cuja trajetória foi marcada por seu compromisso público e bem-estar social. Sua participação ativa na criação do Estado do Tocantins foi fundamental, especialmente quando, ao lado do então deputado Siqueira Campos, protagonizou uma greve de fome de 98 horas e 35 minutos, que culminou na nomeação de uma comissão de redivisão territorial, resultando posteriormente na concretização do novo Estado.

Para mim, Totó Cavalcante não era apenas um líder político; era um familiar próximo que sempre me espelhei como pessoa, parente muito próximo e perto em convivência, alguém que sempre considerei e por isso chamava de tio.

Neste momento de dor, oferecemos nossas condolências à família, amigos e a todos os tocantinenses que se inspiraram na sua trajetória. Seu legado de coragem e determinação ficarão marcados nas páginas da história do Brasil, em especial do Tocantins.

 

Nota de Pesar - Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel

 

O prefeito Ronivon Maciel lamentou a morte de José Antônio Aires Cavalcante, 77 anos, ocorrido na quarta-feira, 17, devido a um Enfisema Pulmonar. Totó Cavalcante como era conhecido, foi deputado estadual e um dos líderes na luta pela criação do Tocantins. Seu corpo será velado no Palácio do Araguaia, a partir das 11 horas.
 
“Totó é exemplo de resistência e força. O Tocantins perdeu uma figura emblemática na história do nosso Estado. Que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares”, lamentou Ronivon Maciel.
 
Formado em Direito pela Universidade Católica de Goiás e com especialização em Coimbra, Totó Cavalcante tem muita história em Porto Nacional, sendo morador da cidade por vários anos. Totó Cavalcante, junto com o ex-governador Siqueira Campos, fez greve de fome em meados da década de 1980, obrigando o então presidente José Sarney a criar uma comissão que, posteriormente, resultou na fundação do Tocantins.
 
Totó também foi suplente de senador e contribuiu em vários cargos públicos. “O legado de Totó Cavalcante é impressionante. Hoje partiu um dos personagens políticos que mais contribuiu para consolidação do nosso Estado”, reforçou o prefeito.

Comentários (0)