Mudança de partidos por deputados pode impedir funcionamento de comissões na AL

Tramitação de matérias nas comissões pode ser comprometida devido mudanças partidárias realizadas por deputados dentro da Janela. Damaso analisa situação

Plenário da Assembleia Legislativa
Descrição: Plenário da Assembleia Legislativa Crédito: Foto:Clayton Cristus

A sessão ordinária da manhã desta quarta-feira, 16, na Assembleia Legislativa foi marcada pelo embate entre os deputados quanto à possibilidade de impedir a tramitação de matérias nas comissões, uma vez que de acordo com o Artigo 66 do Regimento Interno da Casa institui que o parlamentar que mudar de partido perde sua vaga nas Comissões. De acordo com o presidente Osires Damaso, que deixou o Democratas para se filiar e assumir a presidência do PSC, a casa vai manter as atividades das comissões durante essa semana.

 

“Vou buscar junto à procuradoria da Casa uma forma legal de não prejudicar as comissões, enquanto isso, nesta semana, vamos manter as atividades normais, até porque não houve ainda o fim do período de mudança de partidos e nenhum parlamentar apresentou sua mudança de sigla, então não tem porque parar as atividades e atrapalhar o andamento das matérias”, disse Damaso.

 

Dentre as matérias que tramitam nas comissões, está na CCJ o pedido da Justiça Federal para dar andamento ao processo penal contra o governador Marcelo Miranda, iniciado em 2014, devido à contratação da Oscip Brasil, nos anos de 2004 e 2005, para gerenciamento de Hospitais no Estado, e que segundo consta nos autos do processo houve irregularidades, conforme já havia adiantado o Portal T1 Notícias. Esta matéria tem como relator o deputado Nilton Franco (PMDB), que tem o prazo regimental de até 15 dias a contar a partir de ontem.

 

Outra matéria que os parlamentares querem dar seguimento é a autorização para que o Executivo obtenha empréstimos, junto ao Unicredit Atividades Bancárias Corporativas e de Investimentos, na ordem de 36 milhões de Euros, para construção da ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional.

 

Com a determinação de Damaso, as comissões se reúnem para tramitação de matérias de forma ordinária, na tarde desta quarta-feira.

Comentários (0)