Mulheres em situação de violência podem ter qualificação e emprego garantidos

Dois projetos de Lei foram apresentados pela deputada Amália nesta semana com o objetivo de garantir qualificação e emprego às mulheres em situação de violência.

Deputada Amália Santana
Descrição: Deputada Amália Santana Crédito: Bonifácio/T1

A deputada Amália Santana (PT) apresentou dois Projetos de Leis na Assembleia Legislativa (AL) esta semana: um com vistas a garantir a criação de um banco de empregos e outro para instituir a política Estadual de Qualificação Técnica e Profissional para as mulheres em situação de violência.

 

Segundo a deputada, é preciso garantir políticas públicas que deem condições para as mulheres terem a sua emancipação. “Eu apresentei as duas matérias e acredito que vão ser aprovadas, já que tratam sobre a igualdade e a dignidade das mulheres”, disse.

 

A violência doméstica é um tema que vem sendo abordado em diversos espaços de discussão, tendo em vista que cerca de 80% dos casos acontecem dentro de casa e são praticados pelo marido ou por membros da família.

 

Para Amália, a qualificação técnica das mulheres pode proporcionar condições para que as vítimas de violência doméstica e familiar no Estado tenham condições de reintegração na sociedade com autonomia.

 

Já o banco de empregos tem por objetivo, segundo a deputada, garantir às mulheres vítimas de violência “a sua emancipação através da oportunidade de trabalhar”.

 

“Projetos de Leis semelhantes já foram propostos no Estado do Mato Grosso, Rio de Janeiro e Maranhão, e aqui no Tocantins queremos fazer essa movimentação sólida para garantir que essas mulheres possam reestruturar suas vidas através da garantia de qualificação e de trabalho”, pontuou Amália.

 

Comentários (0)